Artrite também pode afetar crianças

Artrite também pode afetar crianças

12 de março de 2018 Off Por Chapecó



  • Dor em uma ou mais articulações, febre ou dificuldade para mexer o braço ou a perna, cansaço excessivo e falta de apetite são alguns dos sintomas que podem indicar a artrite infantil. Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada com o uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia, possibilitando qualidade de vida à criança.

    O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, realça que o problema é raro e provoca a inflamação de uma ou mais articulações. Segundo ele, a principal causa é uma alteração no sistema imune, provocando lesão, inflamação e destruição da membrana articular. “Apesar de haver estudos sobre fatores hereditários, é comum existir apenas um caso na família”.

    Denominada também de artrite reumatóide juvenil ou artrite idiopática infantil ou juvenil, a doença pode surgir até os 16 anos, porém aparece com mais frequência na fase dos 18 meses até aos 3 anos de idade.  Além disso, é mais frequente em meninas.

    O diagnóstico da artrite infantil não é tão simples, pois não há exames que ajudem na identificação do problema. Dessa forma, o médico faz vários exames para eliminar algumas hipóteses até chegar no diagnóstico.

    Segundo Reichmann, o tratamento deve ser orientado por um especialista e geralmente inicia com remédios anti-inflamatórios em doses de acordo com o peso da criança. Também podem ser indicados remédios especiais que atrasam o desenvolvimento da doença e ajudam a aliviar os sintomas, evitando novas lesões nas articulações. Além disso, quando a artrite infantil afeta apenas uma articulação, podem ser indicados corticoides injetáveis que ajudarão no alívio dos sintomas, complementando a ação dos anti-inflamatórios.

    O tratamento com fisioterapia também é essencial para aliviar a dor e aumentar a capacidade de utilização da articulação. Com isso, pode praticar atividades físicas, de acordo com indicação do médico e do fisioterapeuta.