Policia Civil de Chapecó deflagra operação O.R.C.A. de repressão ao crime organizado com a prisão de membros de organização criminosa

Policia Civil de Chapecó deflagra operação O.R.C.A. de repressão ao crime organizado com a prisão de membros de organização criminosa

20 de julho de 2018 Off Por Chapecó



  • A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó/SC, deflagrou na manhã de hoje, dia 20 de julho de 2018, a maior operação contra o crime organizado realizada na região neste ano. Dentre os investigados, 7 (sete) pessoas foram presas por força de mandados de prisão temporária, 1 (uma) pessoa foi presa em flagrante bem como foram cumpridos 19 (dezenove) mandados de busca e apreensão. Até o momento da edição desta nota, 1 (uma) nona estava sendo conduzida em flagrante pelo crime de porte irregular de arma de fogo.

    O.R.C.A. 1 decorre de uma das maiores investigações policiais realizadas este ano em Chapecó/SC, durante a qual foram investigadas dezenas de pessoas. A operação exigiu longo período de preparação logística e contou com a participação de mais de 60 (sessenta) policiais civis da regional de Chapecó/SC (DPCAMI, DRF, 1ª e 3ª DP, Delegacias das Comarcas de Pinhalzinho/SC, São Carlos/SC, Modelo/SC e Coronel Freitas/SC), bem como de São Lourenço do Oeste/SC, Maravilha/SC, Concórdia/SC e apoio do SAER por meio do helicóptero da Polícia Civil.

    O inquérito policial foi instaurado inicialmente para apurar a prática contínua do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, previsto no art. 2º, caput, c/c art. 1º, § 1º, da Lei 12.850/13, bem como os múltiplos crimes praticados pelo grupo, dentre os quais se destacam os delitos de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas (arts. 33 e 35 da Lei 11.343/06), roubos e furtos (arts. 155 157 do Código Penal), tortura (art. 1° da Lei 9.455/97) posse e porte de arma de fogo de uso permitido e restrito (arts. 12, 14 e 16 da Lei 10.826/03).

    As investigações se iniciaram no mês de fevereiro de 2018 após o levantamento de informações relacionadas a uma das maiores organizações criminosas em atuação no Estado de Santa Catarina. Os trabalhos da equipe da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó/SC já duram mais de 6 (seis) meses e resultaram antes mesmo da operação de hoje na prisão 15 (quinze) pessoas, dentre elas importantes líderes e membros da organização criminosa investigada.

    O caso construído pelos investigadores da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó/SC começou a ganhar relevo no dia 06 abril de 2018, quando foi preso em pela DIC de Chapecó/SC M.R.C., um dos líderes da fação local, flagrado enquanto transportava para a cidade mais de 1 (um) quilo de cocaína, droga que estava oculta em 100 (cápsulas) no interior do estômago e intestino de uma jovem cidadã paraguaia (L.A.G.A.) utilizada como “mula”. Após a verificação das cápsulas que haviam sido engolidas pela estrangeira por meio de exame de raio-X, ambos foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas (arts. 33 e 35 da Lei 11.343/06).

    Antes disso, outro membro da organização criminosa responsáveis pela prática de roubos na região de Chapecó/SC, R.J.P. já havia sido preso pela equipe de investigação da Polícia Civil de Coronel Freitas/SC no dia 28 de março de 2018 em virtude de um roubo no qual foram subtraídos mais de cento e cinquenta mi reais e armas de fogo das vítimas. Além disso, também responde pelo roubo de uma relojoaria na cidade vizinha realizado no início do ano na companhia de outros agentes também investigados.

    No dia 03 de abril de 2018 foi preso em flagrante C.C.F. na região de Foz do Iguaçu/PR após informações repassadas pela DIC de Chapecó/SC. O investigado e seu comparsa estavam transportando 37 (trinta e sete) quilos de maconha ocultas na lataria de um veículo, bem como portavam uma mochila recheada de munições de múltiplos calibres. Ambos responderão pelo crime de integrar a organização criminosa alvo da operação.

    A DIC de Chapecó/SC também realizou a prisão de D.P.S. no dia 27 de março de 2018, importante assaltante que já estava condenado por crimes contra o patrimônio e permanecia foragido do sistema penitenciário. Por sua vez, E.C.N.R. foi preso pela equipe da 3ª DP de Chapecó/SC em 05 de abril de 2018 em virtude de mandado judicial de prisão ativo em virtude de crimes praticados nos últimos anos, igualmente de natureza patrimonial.

    Por sua vez, o investigado D.J.F. foi preso pela equipe da DIC de Chapecó/SC também nos mês de abril de 2018 em razão de suas atividades junto à organização criminosa e duas tentativas de homicídios praticadas em dias consecutivos mediante a utilização de arma branca. D.J.F. desempenhava importante papel na organização criminosa, eis que agia como verdadeiro segurança de um dos principais pontos de venda de drogas do grupo na cidade. Considerado perigoso e faccionado, foi capturado na mesma semana dos crimes praticados.

    Com a prisão de D.J.F., um dos principais pontos de venda de drogas da organização em Chapecó/SC ficou desguarnecido, razão pela qual o grupo promoveu a imigração de um faccionado do Estado da Bahia, que passou a residir na região ainda no mês de abril. E.F.S. imediatamente se associou a J.F.B e passou lhe servir como uma espécie de “leão de chácara”, aliciando e forçando adolescentes a realizar o tráfico de drogas para o grupo criminoso. Evidenciada a participação de E.F.S. na organização criminosa, foi preso no dia 21 de maio de 2018.

    Outrossim, foi preso no dia 10 junho 2018 G.P., um dos principais integrantes da organização criminosa no oeste de Santa Catarina. G.P. exercia funções importantes como uma espécie de “contador” da organização e foi identificado como responsável por crimes mais sofisticados como estelionatos não só no Estado de Santa Catarina, mas também em outras regiões do Brasil. Além disso, ocupando função de confiança relevante dentro do grupo, igualmente era responsável pela distribuição de drogas a outros faccionados, razão pela qual seu cárcere significou grande prejuízo às atividades do grupo. Dias após, em 02 julho 2018, sua esposa T.J., igualmente investigada por ser integrante da organização criminosa, também foi presa pela equipe da Delegacia de Roubos e Furtos – DRF por envolvimento em crime de roubo perpetrado pelo marido.

    A Delegacia de Roubos e Furtos – DRF de Chapecó/SC também foi responsável pelas importantes prisões de T.A.M., A.R., todas realizada neste mês de julho de 2018. T.A.M. e seus comparsas constituíam provavelmente o principal grupo de assaltantes da região e atuavam perpetrando crimes furto, roubo, extorsão e porte ilegal de arma de fogo já há alguns anos. Todos integrantes da organização criminosa investigada, atuavam como verdadeiro braço armado grupo praticando crimes como roubos, furtos, extorsões e porte ilegal de armas de fogo. A.E.A.R., que também era investigado por atuar nos roubos citados, foi vítima de homicídio no mês de abril de 2018.

    Por sua vez, uma das ações mais significativas realizadas no contexto das investigações aconteceu no dia 13 de junho de 2018. Após campanas durante madrugas e meses de monitoramento, agentes da DIC de Chapecó/SC lograram êxito em prender em flagrante J.F.B, possivelmente o membro da organização criminosa mais atuante da região. J.F.B. era responsável pelo desenvolvimento de grande parte do comércio de “crack” em diversos pontos em Chapecó/SC, atividade na qual tinha por “modus operandi” a utilização de adolescentes responsáveis pela venda direta da droga. As investigações demonstraram a existência de uma verdadeira “fábrica” de menores traficantes, que não raro são obrigados por integrantes da facção à prática do tráfico de drogas e outros crimes. Na manhã de 13 de junho 2018, policiais civis da DIC de Chapecó/SC surpreenderam o investigado em casa, ocasião em que foi preso na posse de duas armas de fogo (uma espingarda e uma pistola), munições, um colete balístico (oriundo de furto) e “crack”, razão pela qual foi preso pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e receptação.

    Além das pessoas já referidas, também foram presos durante as investigações em situações de flagrante delito os seguintes associados A.V. (preso em 15 de fevereiro 2018 na cidade de São Carlos/SC), W.J.A. e J.P.S. (presos em 24 de abril 2018 em Chapecó/SC) e J.A.M. (preso em 3 de maio 2018 em Chapecó/SC).

    Na data de hoje, 20 de julho de 2018, O.R.C.A. 1 foi deflagrada para o cumprimento de 19 (dezenove) mandados de busca e apreensão em locais de interesse da investigação, bem como realizar a prisão de 10 (dez) pessoas investigadas no caso que ainda se encontravam em liberdade. Ainda durante a madrugada mais de 60 (sessenta) policiais civis de várias delegacias da região oeste de Santa Catarina começaram a se organizar em Chapecó/SC, a fim de, no início da manhã, partir para o cumprimento de suas missões.

    Dos 10 (dez) mandados de prisão expedidos, 7 (sete) foram cumpridos ainda pela manhã, sendo 3 (três) pessoas consideradas foragidas e continuam sendo procuradas pela polícia.

    Durante a ação policial, foram presos S.S. e T.F.V.V. foram presos em sua residência. S.S. é considerado um dos principais integrantes da facção criminosa investigada em Chapecó/SC e inclusive esteve envolvido em troca de tiros durante uma perseguição policial. Após a prisão de J.F.B., no dia 13 de junho de 2018, S.S. assumiu a responsabilidade pela organização de diversos pontos de venda de drogas em Chapecó/SC, atuando como verdadeiro administrador provisório do comércio de entorpecentes promovido pela facção na cidade. T.F.V.V., sua companheira, também foi presa por prestar auxílio às atividades da organização criminosa, motivo pelo qual A.F.A., companheira do já preso J.F.B., também foi capturada por ordem judicial.

    M.E.V.V., outro relevante membro do grupo criminoso, também foi preso por policiais civis em casa. M.E.V.V. estava sendo investigado por ser responsável pelo armazenamento e distribuição de armas de fogo a outros membros da facção na região. Por sua vez, W.J.B. foi tentou se evadir durante a ação policial, mas não obteve êxito e foi encontrado ainda durante a manhã.

    Ao final, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas R.R.A., indivíduo investigado por ligação com outros membros da organização criminosa já presos. R.R.A. é suspeito de segurar drogas e armas de fogo a pedido de integrantes da facção. Em sua residência foi encontrada significativa quantidade de cocaína e dinheiro em espécie.

    Não bastassem as pessoas acima referidas, ainda responderão pelo crime de integrar organização criminosa diversos outros investigados, os quais ou já estão presos desde o início das investigações ou se encontram foragidos do sistema penitenciário.

    Pode-se afirmar, assim, que O.R.C.A. 1 se trata de uma megaoperação policial decorrente de uma das mais significativas investigações realizadas pela Polícia Civil da região oeste no ano de 2018 até o momento, haja vista que, com ela, seguramente foram evitadas as práticas de diversos outros crimes, como homicídios, latrocínios, tráfico de drogas, roubos, furtos, extorsões e estelionatos, sendo inimagináveis suas consequências positivas à sociedade chapecoense.