Mutirões contra a dengue e de atenção à saúde da mulher movimentam o sábado em Chapecó

Mutirões contra a dengue e de atenção à saúde da mulher movimentam o sábado em Chapecó

18 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Agentes de Combate às Endemias, Agentes de Saúde, médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e auxiliares de consultório dentário. Esses são os profissionais que estarão mais uma vez envolvidos no mutirão de combate a dengue, zika e chicungunya que acontecerá nesse sábado (19), em Chapecó. Além dos profissionais de saúde, voluntários de entidades sociais, Corpo de Bombeiros e empresas participarão das ações programadas para o período da manhã, das 7h30 às 11h30, com diversas atividades de orientação à população e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
    De acordo com a Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, Chapecó está em alerta máximo e somente eliminando os criadouros será possível acabar com o mosquito e com a transmissão da doença. “É o mosquito que transmite a doença, então precisamos eliminá-lo. Para isso contamos com a ajuda e apoio de todos os chapecoenses, para que mantenham seus terrenos e calhas limpas, caixas da água vedadas, piscinas tratadas e eliminem todos os recipientes que possam acumular água”, comentou. Segundo ela, os trabalhos estão sendo realizados periodicamente, inclusive em horários alternativos, visando encontrar os moradores em casa. O trabalho envolve desde a cobertura de caixas de água, recolhimento de pneus, além de verificação dos pontos estratégicos. “Estamos trabalhando diariamente contra esse mosquito, mas precisamos do engajamento da população para conseguir eliminá-lo”, esclareceu.
    Caroline explica que neste sábado as atividades dos agentes estarão concentradas em orientação e controle nas áreas com registro de transmissão viral, e os demais voluntários estarão nas ruas para realizar outras atividades preventivas. A Secretária enfatiza ainda que as pessoas que queiram ajudar na ação podem procurar as unidades de saúde da Efapi, Cristo Rei, Vila Real, Santa Maria, Leste e Sul. “Nesses locais será o encontro inicial, por onde as pessoas irão começar as atividades espalhadas pelo município”, esclareceu.
    Sempre é bom lembrar… 
    – Não jogue lixo no quintal, terrenos baldios e vias públicas. Este material exposto à chuva é o maior criadouro do mosquito;
    – Mantenha cisternas, tambores e latas com água bem fechados. Os recipientes com água da chuva também são criadores de mosquitos;
    – Não deixe piscinas plásticas ou de lona com água por mais de dois dias, além de esfregar as bordas para afastar o risco da permanência de ovos do mosquito;
    – Use diariamente o repelente e coloque telas nas janelas.
    Fique atento aos locais que podem acumular água:
    • Mantenha caixa de água fechada;
    • Mantenha tampados tonéis e barris de água;
    • Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
    • Encha de areia até a borda os pratos das plantas;
    • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
    • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada;
    • Mantenha as calhas limpas;
    • Não deixe a água acumulada sobre a laje.
    Atenção à Saúde da mulher 
    A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando durante o mês de março, diversas atividades voltadas à saúde, em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado anualmente em oito de março. Haverá, neste sábado (19), na Rede Feminina de Combate ao Câncer, mutirão de coleta de preventivos das 08h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
    Também está programado para este mês, entre 28 e 31 de março, a Semana de Saúde da Mulher. Durante esses dias, todos os Centros de Saúde da Família estarão abertos das 18 às 21 horas, visando intensificar as ações e atividades preventivas e oferecer um horário alternativo para as mulheres que trabalham durante o dia e não conseguem acessar os serviços de saúde. Durante essa semana, as mulheres poderão procurar a unidade de saúde para realizar a coleta do preventivo de câncer de colo de útero, solicitar exames de mamografia e ainda realizar testes rápidos.
    Saiba mais 
    O exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero, também conhecido como Papanicolau, tem grande importância para o diagnóstico precoce do Câncer Uterino. Devem realizar a coleta para o exame todas as mulheres com vida sexual ativa, principalmente entre os 20 e 59 anos. A coleta deve ser realizada fora do período menstrual; as mulheres devem evitar ter relações sexuais nos três dias que antecedem a realização do exame e também não devem usar duchas e medicamentos vaginais.
    fotos-arquivo-mutiroes-contra-a-dengue-1-
    Autoexame da mama
    Importante também que as mulheres realizem mensalmente o autoexame da mama. Nele, a mulher conhece o seu corpo e reconhece as alterações que podem ocorrer. O autoexame dever ser realizado 10 dias após o início da menstruação. Aquelas mulheres que não menstruam mais devem escolher um dia do mês e realizar o exame sempre neste dia.

    Prefeitura de Chapecó