Dois réus são condenados e um absolvido por morte depois de briga de trânsito em Chapecó

Dois réus são condenados e um absolvido por morte depois de briga de trânsito em Chapecó

18 de junho de 2019 Off Por Editor



  • Depois de 14 horas ouvindo testemunhas e acusados, de apresentações da promotoria e dos advogados de defesa, saiu a sentença. Os jurados negaram a absolvição do réu acusado de ser o executor do golpe de faca, mas acolheram a tese defensiva de que ele não agiu com intenção de causar a morte da vítima. Com isso, ficou afastado o homicídio doloso e o processo foi remetido para o juiz presidente julgar todos os fatos. Algo incomum em um júri.

    Ederson Melotti, executor do golpe de faca, foi condenado a quatro anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto, pelo crime de lesão corporal seguida de morte. Leandro Kovalski foi condenado por participação na lesão seguida de morte, com pena de dois anos e oito meses em regime aberto. Já o terceiro réu, Vinicius Valcarenghi, foi absolvido por insuficiência de provas de que tenha participado do fato, mediante agressões à vítima ou encorajamento ao executor da agressão.

    O juiz da 1ª Vara Criminal, Jeferson Vieira, presidiu a sessão. A promotora foi Marta Fernanda Tumelero, com assistência de Osmar Macedo. Na defesa, atuaram os advogados Alexandre Santos Correia de Amorim e Marco Antônio Vasconcelos Alencar Jr.

    Emoção

    Do início do julgamento, às 9h, até o encerramento às 23h, os familiares e amigos da vítima Ricardo Florianovitch acompanharam a sessão. Houve momentos de emoção, principalmente durante a fala das testemunhas. A família usou camisetas com a foto do jovem. Cartazes também foram colocados na frente do fórum.

    O crime

    ​De acordo com os autos, eram quase 3h do dia 20 de setembro de 2014 quando dois carros colidiram lateralmente. Os retrovisores bateram, sem grandes danos materiais. O acidente aconteceu no alto da avenida Getúlio Vargas, principal rua de Chapecó. Na sequência, os condutores de ambos os veículos desembarcaram e se iniciou confronto corporal, durante o qual o réu Ederson Melotti atingiu a vítima com um único golpe de faca, causando-lhe a morte.

     

    Elizandra Gomes – Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó