Reabre Galeria Municipal de Arte

Reabre Galeria Municipal de Arte

29 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Reabriu na última semana a Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen. O espaço, fechado em 2015 para reformas e manutenção, iniciou as atividades com a Exposição “Gênesis: uma tentativa de criação”, da artista plástica Márcia Moreno.

    “Vários ajustes foram feitos referentes à manutenção desse espaço tão importante para o cenário das artes visuais. Estamos muito felizes por iniciar as atividades de 2016, fomentando a arte em nosso município”, disse a Secretária de Cultura, Roselaine Vinhas.

    Compõe a exposição 18 trabalhos, entre desenhos, fotografias, objetos e instalações. De acordo com Márcia, os trabalhos demonstram, através da arte, o seu desejo de ser mãe e as tentativas de engravidar durante quatro anos. “O artista sempre traz um pouco de si para as obras, ele se doa, expõe suas fragilidades, seus desabafos, de diferentes maneiras”, explica.

     “Gênesis”,permanece exposta até o dia 05 de maio. De acordo com a Secretaria de Cultura, a programação da galeria prossegue com exposições já programadas para 2016. No dia 20 de maio, o ambiente recebe a exposição da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), chamada “O melhor de nós”. Os registros foram capturados pelas lentes da fotógrafa Tarla Wolski e mostram o cotidiano dos alunos, suas dificuldades e superações. Para o mês de outubro o espaço abre as portas para as obras do fotógrafo Marco Stello, que traz, através de suas imagens sentimentos de deslocamento e solidão, por onde passou.

    A Galeria

    Desde a sua abertura, em agosto de 2002, na Praça Central Coronel Ernesto Bertaso, a Galeria de Arte Dalme Marie Grando Rauen vem sendo utilizada como espaço para exposições e difusão das artes visuais, tornando-se referência em Santa Catarina. O espaço expográfico é dedicado ao artista chapecoense, como forma de incentivar e valorizar os trabalhos.

    “Este espaço é muito importante para o cenário artístico de Chapecó por estar inserida em uma praça pública. A galeria incentiva à aproximação da comunidade com a arte, desperta o interesse das pessoas para os trabalhos expostos, se insere de maneira natural ao cotidiano das pessoas e valoriza o artista”, enfatiza o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

    3 2 1

    Prefeitura de Chapecó