Santa Catarina tem 50 casos e oito mortes por Gripe A

Santa Catarina tem 50 casos e oito mortes por Gripe A

8 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Santa Catarina tem 50 casos da chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui as gripes A, com os subtipos H1N1, H3N2, e B, divulgou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) em boletim no final da tarde desta quinta-feira (7). O estado também registra oito mortes.

    a9a94c546c3298735dfd97117193e849

    Desse total de 50 casos, 41 são de gripe A H1N1, um é de gripe B e os outros oito são de gripe A, mas investigados para identificar o subtipo. Em relação às mortes, são seis por H1N1 e uma por gripe B. A outra, de Araranguá, no Sul do estado, é gripe A, mas ainda precisa da confirmação do subtipo.

    H1N1
    Gripe A volta a preocupar o país.

    Os 41 casos de gripe A H1N1 foram identificados em residentes nos municípios de Blumenau (19 casos), Itajaí (quatro casos), Florianópolis e Lages (três casos cada), Brusque e São José (dois casos cada), Criciúma, Tubarão, Balneário Camboriú, Itapema, Araranguá, Laguna e Guaramirim (um caso cada), e um caso em residente de outro estado.
    O único caso confirmado de gripe B foi identificado em Jaraguá do Sul, no Norte do estado. Dos casos de gripe, 65,7% atingem pessoas de 40 anos ou mais.
    Fatores de risco
    Do total de 41 casos de gripe A H1N1, 82% têm fatores de risco. São 24 doentes crônicos, quatro com menos de 2 anos de idade, seis obesos e sete idosos. Nenhum dos 41 pacientes havia sido vacinado.
    Das oito mortes, sete pacientes tinham algum fator de risco e foi iniciado o tratamento com o medicamento Tamiflu em média cinco dias após o início dos sintomas. A recomendação é a utilização do antiviral em até 48 horas depois do início dos sintomas.
    saiba mais
    Vacinação contra gripe é antecipada e começa em 25 de abril em SC
    Sobe para quatro o número de casos confirmados de H1N1 em Joinville, SC
    Joinville tem primeiro caso confirmado de gripe H1N1
    Chega a 7 o número de mortes por H1N1 confirmadas em SC
    Veja clínicas particulares em SC que oferecem vacinas contra gripe H1N1
    Sintomas
    Segundo a Dive, os sintomas das gripes graves são febre, tosse ou dor de garganta e pelo menos mais um dos seguintes sintomas: dor nos músculos, dor de cabeça ou dor nas articulações.

    As doenças são transmitidas a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver por até 48 horas no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente.
    A partir do contato com um doente ou superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias. A doença pode ser grave e até fatal, se não tratada a tempo.

    Os vírus do tipo influenza circulam durante todo o ano, mas principalmente durante o inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão do vírus.

    Antecipação da vacinação
    A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nacionalmente, a imunização começa em 30 de abril, dia “D” de mobilização para intensificar a vacinação para todos os grupos. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a campanha vai até 20 de maio.

    Terão direito à vacina gratuita o mesmo grupo do ano passado: crianças menores de 5 anos, gestantes, mães até 40 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, detentos e portadores de doenças crônicas.

    Quem não faz parte do público-alvo da vacina pode tentar conseguir pela rede privada. A Dive disponibiliza em seu site uma lista de salas de vacinação habilitadas no estado. Em Florianópolis, por exemplo, é possível conseguir a imunização por cerca de R$ 70.

    Fonte: RÁDIO BELOS MONTES