Alternativa inovadora aos antibióticos melhoradores de desempenho

Alternativa inovadora aos antibióticos melhoradores de desempenho

29 de janeiro de 2020 Off Por Giracom Comunicação e Marketing



  • A redução ao uso de antibióticos é uma tendência global

    A cada ano órgãos reguladores de todo o mundo passam a atender as recomendações internacionais relacionadas a prevenção e controle da resistência antimicrobiana e seus impactos à saúde pública e produção animal

    Salto, 29 de janeiro de 2020 – Ano a ano se acentua as discussões relacionadas ao uso de antibióticos utilizados na produção animal como promotor de crescimento. Tema global que vem exigindo esforços das unidades de Pesquisa e Desenvolvimento de diversas indústrias espalhadas pelo mundo para a apresentação de soluções tecnológicas substitutivas para esta função na nutrição animal.

    Na história recente pela busca de produtos alternativos a cadeia de produção de proteína animal presenciou o surgimento de diversos produtos que vão de encontro ao uso de antibióticos melhoradores de desempenho na nutrição animal. Óleos essenciais, ácidos orgânicos e fitatos, por exemplo, passaram a fazer parte do check list de formuladores como alternativos as essas exigências. “A discussão para a redução do uso de antibióticos melhoradores de desempenho não é de hoje. A comunidade europeia é um bom exemplo. De 2006 para cá o cerco fechou para uma série de moléculas, bem como para o uso terapêutico de antibióticos na nutrição animal”, lembra o CEO da Biosen, Fernando Toledano.

    E nesta corrida por soluções eficazes e seguras o mercado passou a conhecer os Alfa-Monoglicerídeos, molécula que ganhou popularidade mundial em virtude de sua ação ímpar quando comparado aos ácidos orgânicos convencionais presentes no mercado. “Os alfa-monoglicerídeos oferecem a máxima performance animal e o controle microbiano sem deixar resíduos”, afirma Fernando Toledano que recorda que esta substância está presente na literatura desde a década de 60. “Contudo, havia limitação industrial. Na última década os Alfa-Monoglicerídeos passaram a ser industrializados, fruto de seis anos de pesquisa industrial da holandesa Framelco”, completa o CEO da Biosen.

    De acordo com ele, a sintetização da molécula abriu novos horizontes para nutricionista e formuladores de todo o mundo. “Diversos estudos demonstraram que os Alfa-Monoglicerídeos são eficazes contra bactérias e até contra certos vírus. Devido à sua estrutura molecular são capazes de inibir as funções vitais das células patogênicas, causando a morte dessas células. Por estas características os Alfa-Monoglicerídeos passaram a ser amplamente utilizados na prática para promover a saúde animal, otimizar o desempenho animal e diminuir o uso de antibióticos e antibióticos promotores de crescimento”, relata Toledano.

    Modo de ação. O modo de ação destes é complexo e múltiplo. As bactérias precisam de glicerol para suas funções vitais, que são retiradas do ambiente por meio de canais proteicos especializados. Esses canais de proteína podem potencialmente ser bloqueados pelos Alfa-Monoglicerídeos.

    Como resultado, as bactérias não são mais capazes de absorver glicerol e morrem. Além disso, os Alfa-Monoglicerídeos podem ser transportados através dos mesmos canais de proteína. Dentro da célula bacteriana, os ácidos graxos são liberados e diminuem o pH. Processos celulares vitais, como produção de proteínas, formação de DNA e geração de ATP, sofrem então distúrbios, causando a morte da célula patogênica.

    Além disso, eles agem principalmente nas bactérias Gram-positivas. No entanto, a literatura científica sugere que alguns desses Alfa-Monoglicerídeos também possuem propriedades antivirais (Lieberman et al., 2006). Por exemplo, produtos que contenham alfa-monolaurina estão ganhando popularidade em granjas que enfrentam desafios virais como a doença de Newcastle, bronquite infecciosa e PRRS.

    Devido à estrutura molecular, os Alfa-Monoglicerídeos podem ser incorporados nas membranas de bactérias, causando distúrbio na absorção de nutrientes essenciais. Eles também podem interromper as membranas celulares das bactérias e certos vírus, tornando-os incapazes de aderir às células hospedeiras ou invadi-las (Thomar et al., 1987).

    Outro ponto alto são as evidências de que Alfa-Monoglicerídeos são capazes de serem transportados para o sistema linfático dos animais (Sigalet e Martin, 1999). Como resultado, seu poder no combate as infecções no organismo aumentam.

    Atualmente a Biosen é distribuidora oficial Framelco para toda a América Latina e conta com diversos trabalhos, pesquisas e a campo, que atestam as benesses sobre o uso de Alfa-Monoglicerídeos em granjas avícola e suinícolas em todo o território nacional.