Ministério confirma mais dois casos suspeitos de coronavírus: no RS e no PR

Ministério confirma mais dois casos suspeitos de coronavírus: no RS e no PR

30 de janeiro de 2020 Off Por Redação Chapeco.org



  • O Ministério da Saúde informou no início da noite de ontem (29). que está investigando mais dois casos suspeitos de coronavírus no Brasil: um em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e outro em Curitiba. Outro caso suspeito em Belo Horizonte já havia sido anunciado anteriormente.

    Segundo o governo, os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para NCOV-2019 (o novo coronavírus), apresentando febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório.

    O paciente de São Leopoldo é um homem de 40 anos que procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, na região metropolitana de Porto Alegre. Ele relatou que chegou de viagem da China há quatro dias. Em nota, a prefeitura informou que o paciente foi isolado e realizou exames prévios, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

    O material da coleta do exame foi encaminhado nesta tarde ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para análise. O paciente segue internado e em isolamento para observação. Ainda segundo nota da prefeitura, o homem é morador da cidade de Kunming, a mais de 1,5 mil km de Wuhan, cidade onde surgiram os primeiros casos do vírus na China.

    Em nota, o Ministério da Saúde reforçou entre as orientações que viagens para a China sejam realizadas apenas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o último boletim da OMS (Organização Mundial de Saúde), todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença. Ainda segundo a OMS, o risco mundial de contaminação é considerado “alto”.
    Com informações Uol