Federação Catarinense suspende estadual em razão do coronavírus

Federação Catarinense suspende estadual em razão do coronavírus

16 de março de 2020 Off Por Editor



  • Competição em Santa Catarina paralisa por tempo indeterminado!

    A Federação Catarinense de Futebol (FCF) decidiu suspender o Catarinense por tempo indeterminado em razão da pandemia do coronavírus. A decisão foi anunciada no início da tarde desta segunda-feira pelo presidente Rubens Angelotti, no Debate Diário, da CBN.

    O mandatário seguiu a recomendação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que suspendeu todas as competições nacionais que estão em andamento – Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro sub-17 e Copa do Brasil sub-20.

    Em nota, a Federação Catarinense informou que, além da Série A do Catarinense, as competições não-profissionais estão suspensas. Veja:

    – A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol, considerando a recomendação do Ministério de Estado da Saúde, bem como da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), resolve suspender todas as competições de futebol profissional e não-profissional promovidas pela FCF. As competições intermunicipais promovidas pelas Ligas de Futebol Não-Profissional, homologadas pela Federação, também estão suspensas por tempo indeterminado – diz o comunicado.

    Além de Santa Catarina, os jogos no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo também foram paralisados.

    A primeira fase do Catarinense terminou no último domingo e definiu os classificados para as quartas de final e também quem irá disputar o mata-mata do rebaixamento. As partidas de ida estavam marcadas para o próximo fim de semana (confira os duelos abaixo):

    QUARTAS DE FINAL

    Avaí x Chapecoense
    Brusque x Joinville
    Figueirense x Juventus
    Marcílio Dias x Criciúma

    REBAIXAMENTO

    Concórdia x Tubarão

    Coronavírus em Santa Catarina

    Seis casos de coronavírus foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde em Santa Catarina. Neste sábado, Rancho Queimado entrou para a lista de cidades com dois infectados. As outras localidades são: dois em Florianópolis, um em Braço do Norte e um em Joinville.

    Na última quinta-feira, o Criciúma informou que adotou medidas para se prevenir da pandemia e suspendeu as avaliações nas categorias de base por tempo indeterminado. Além disso, iniciou ações preventivas com o auxílio do departamento médico. No mesmo dia, o Avaí anunciou o afastamento de um atleta de 17 anos que esteve recentemente na Itália, país que registra o maior número de casos registrados na Europa.

    Ao redor do mundo, a pandemia já afetou diversos eventos esportivos. A etapa da Austrália de Fórmula 1 foi suspensa e as corridas no Barein, Vietnã e China foram adiadas. A Conmebol também anunciou que os jogos da Libertadores marcados para os dias 15 e 21 de março serão reagendados. No continente europeu, a Liga dos Campeões, Liga Europa e os campeonatos italiano, espanhol, inglês, português, francês e holandês estão suspensos. A NBA, liga americana de basquete, também teve a temporada paralisada.

    Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
    Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
    Evitar contato próximo com pessoas doentes;
    Ficar em casa quando estiver doente;
    Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
    Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

    Com informações Globo Esporte