Chapecó comemora o Dia do Livro Infantil

Chapecó comemora o Dia do Livro Infantil

18 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Uma tarde cheia de personagens, histórias e imaginação marcou as atividades de comemoração do Dia do Livro Infantil na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, nesta segunda-feira (18).

    Os pequenos visitantes, alunos do 1° ano de uma escola de Chapecó, participaram de contação de histórias, bate papo com a escritora Eliziane Nicolao, visitaram as dependências da Biblioteca Pública e encantaram-se com milhares de exemplares de livros disponíveis no espaço. De acordo com a bibliotecária, Caroline Miotto, a ideia em trazer atividades diferenciadas marca a data e é um motivo a mais para fazer a aproximação das crianças com os livros.

    A data de hoje também comemora o nascimento do escritor Monteiro Lobato. Para a professora Clevi Salete de Quadros, “este também foi um motivo a mais para trazer a turma para estas atividades, já que estamos trabalhando o escritor em sala de aula. Muito mais que um passeio e uma atividade extraclasse, esse fácil acesso à literatura constrói nas crianças uma capacidade de buscar isso a vida toda”, enfatiza a professora.

    Além de atividades especiais como as realizadas hoje, o espaço está aberto à visitação e cadastro. Para cadastrar-se, as crianças menores de 10 anos, devem estar acompanhadas de um responsável, trazer RG, comprovante de residência e preencher uma ficha com dados pessoais. Atualmente a Biblioteca Municipal disponibiliza 50 mil exemplares cadastrados, fica aberta das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia e está localizada na Servidão João Piasson, n° 110 (Calçadão).

    Na escola

    As ações foram intensificadas também na Escola Básica Municipal Rui Barbosa, no Bairro Jardim Itália. A partir do entendimento que o livro é uma ferramenta fundamental deste o primeiro ano de vida da criança, a instituição promoveu uma série de atividades voltadas à comemoração da data. Durante todo dia foram desenvolvidas atividades como contação de histórias, rodas de leitura e apresentações artísticas no Cantinho da Leitura.

    A professora de arte do ensino fundamental Maria Salete da Silva, explica que foi organizado na escola um espaço destinado à leitura na área coberta da escola, uma estrutura voltada a estimular o imaginário dos alunos. A partir dos sentimentos despertados através do apelo visual da estrutura, os alunos puderam participar de atividades como leitura e declamação de poesias.

    “A leitura nos permite conhecer e descobrir novas culturas, histórias, costumes diferentes. Além de nos possibilitar a compreensão da realidade que vivenciamos e nossos sonhos”, assinala a professora.

    Durante a atividade foram entregues as Sacolas da Leitura, que integram um projeto desenvolvido pela escola que busca trabalhar no incentivo ao hábito da leitura desde a infância, mostrando às crianças que ler é algo prazeroso. “Desta forma teremos adultos mais cultos, dinâmicos e criativos. Saber ler é compreender o que os outros dizem, escrevem ou pensam”, conclui.

    livro05 livro04 livro03 livro02 livro01

    Prefeitura de Chapecó