Cuidado: Golpes estão sendo aplicados durante a pandemia
4 de junho de 2020 Off Por Editor
Oportunistas aproveitam oportunidade para clonar Instagram e Whatsapp de empresas de eventos para pedir dinheiro.
Desde que foi anunciado o período de isolamento social, inúmeros golpes circulam pelas redes sociais e até por ligações. Apesar dos alertas das autoridades, a população ainda continua caindo nos golpes de estelionatários.
Agora, os bandidos aproveitam a oportunidade para clonar o Instagram e Whatsapp de empresas de eventos e enviam mensagens para clientes pedindo adiantamento do valor em função da pandemia do Coronavírus. Quando não conseguem clonar o aparelho, eles mandam outro número informando para que o cliente salve o contato novo.
A presidente do Convention Chapecó, Branca Rubas alerta sobre a importância de ficar atento a qualquer ligação ou mensagem estranha “O recomendado é que as pessoas que recebem essas mensagens e ligações entrem em contato de alguma outra forma com as empresas para confirmar o ocorrido.” finaliza.
A melhor forma de se proteger para não ter o WhatsApp clonado é ativar a verificação em duas etapas, criando um segundo código numérico solicitado durante o login no mensageiro. Assim, caso alguém consiga acesso ao seu código de validação de login enviado por SMS, precisará saber também o PIN que você criou, o que torna a liberação da conta mais difícil, já que é um número que só você sabe.
Para ativar a verificação em duas etapas no Whatsapp, acesse os Ajustes, clique em “Conta”, toque em “Confirmação em duas etapas” e toque em “Ativar”. Por fim, crie seu PIN e informe um e-mail para recuperação da senha, em caso de perda.
Para proteger seu instagram também é importante usar a autenticação de dois fatores oferecida pelo próprio Instagram. Isso garante que todo login precise de uma senha temporária além da sua senha normal. A senha pode ser enviada por SMS no seu celular ou em um email de confiança. Além disso, isso já garante um aviso caso alguém tente entrar no seu perfil.


Podemos ajudar?