Inicia Campanha de Vacina da Gripe em Chapecó

Inicia Campanha de Vacina da Gripe em Chapecó

25 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Iniciou nesta segunda-feira (25) e segue até 20 de maio a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Chapecó. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, a Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Senna da Silva, estiveram no Centro de Saúde da Família do bairro Santa Maria, para acompanhar o inicio das atividades da campanha.
    A meta do município é vacinar 51 mil pessoas, e por isso, os 26 Centros de Saúde da Família funcionam das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, todos abastecidos com doses da vacina para atender os chapecoenses. Além disso, os Centros de Saúde da Família com terceiro turno, Santo Antônio, Belvedere e Cristo Rei, atendem das 18 às 22 horas também para vacinação. No sábado (30) será dia D de Vacinação Contra a Gripe e todas as unidades de saúde estarão abertas das 08 às 17 horas para atender à população. Importante levar a caderneta de vacina, pois se necessário, será atualizada.
    O público alvo da campanha são as crianças de 06 meses a 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e jovens em medida social, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, e funcionários do sistema prisional.
    As orientações à população são de que fiquem atentos aos sintomas: febre alta, dor no corpo, mal estar, tosse, espirro… No geral os sintomas são os mesmos da gripe convencional, porém mais intensos. Em caso de dúvidas procurar a unidade de saúde mais próxima.
    Orientações:
    • Manter os ambientes ventilados
    • Lavar bem as mãos
    • Uso do álcool em gel
    • Uso de copo individual ( em escolas e locais de grande circulação de pessoas)
    • Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.
    • Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.
    • Não se medicar… Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.
    25042016-inicia-camp-vacinacao-gripe-sta-maria-21- 25042016-inicia-camp-vacinacao-gripe-sta-maria-24-

    Prefeitura de Chapecó