Saúde de Chapecó recebe prêmio Melhor Atenção Básica de SC

10 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  
    A Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nessa semana o reconhecimento como a Melhor Atenção Básica de Santa Catarina, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A premiação foi entregue nesta quinta-feira (10), na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. Nessa sexta edição do prêmio, foram avaliados a Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto e do Idoso. Hoje, Chapecó é um pólo de saúde para uma região de mais de 116 municípios na alta complexidade (oncologia, neurologia, ortopedia) atendendo mais de 1 milhão de habitantes.  
     
    Os índices são positivos. Um deles é a redução da taxa de mortalidade infantil, que caiu de 12 para 6 nos dois últimos anos. O índice considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde – OMS – é 10 mortes para 1000 nascidos vivos. Chapecó está com o menor índice entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. 
     
    Também com as Ações Saúde I, II e III, o primeiro que visava reduzir demandas e agilizar os atendimentos; o segundo atendimento aos sábados, a saúde se moldando as necessidades da população; e o terceiro, o agendamento, visando eliminar as filas para consultas e atendimentos na Atenção Básica. Além disso, os programas Saúde em Casa, com o objetivo de disponibilizar atendimento a pacientes com dificuldade de locomoção, perto de familiares. Também o Infância Mais Amor, dedicado para atender gestantes e crianças com vulnerabilidade social e psicológica. 
     
    As ações de promoção e prevenção à saúde são uma prioridade. Por isso, ações como o Programa Saúde na Escola, que busca desenvolver hábitos saudáveis junto aos escolares e o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família que realizam essas ações com os grupos, conseguem reduzir demandas através do cuidado e atendimento precoce. Sem esquecer os profissionais que atuam e atendem a população, com o programa Cuidando do profissional do SUS, visando a valorização dos profissionais, oferecendo terapias alternativas (reiki, pilates, hidroginástica, quiropraxia…).  
     
    Na Rede de Atenção a Saúde do município de Chapecó, os 26 Centros de Saúde contam com 48 Equipes de Saúde da Família, atingindo uma cobertura de 87% da população.  Ainda os atendimentos de Urgência e Emergência são realizados pelo Pronto Atendimento 24 horas da Efapi, a UPA, prontos socorros do Hospital Regional do Oeste e o Hospital da Criança, aonde são realizadas em média 59 mil consultas por mês. Também a Clínica do Homem, a Clínica da Mulher e o Ambulatório do Idoso, que atuam no atendimento específico para cada público e funcionam como retaguarda do atendimento na Atenção Básica, assim como atua Centro de Especialidades Médicas, com 25 especialidades. E ainda todos os serviços contam com o suporte de assistência laboratorial, farmacêutica e exames de imagem. 
     
    Ainda a Rede de Saúde Mental, que conta com um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, um Centro de Atenção Psicossocial para infância e adolescência – CAPSi II, um Centro de Atenção Psicossocial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas – CAPS AD III 24 horas e uma Unidade de Acolhimento Adulto – Tem como objetivo oferecer acolhimento voluntário para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar.  Acolhe e oferece cuidados contínuos e protetivos para até 10 pessoas maiores de 18 anos de idade. A permanência no serviço é de caráter voluntário. 
     
    Essa premiação, de acordo com a Secretaria de Saúde, Cleidenara Weirich, vem como reconhecimento ao trabalho prestado pelos servidores e pela estrutura e serviços oferecidos, pois o foco da administração municipal é trabalhar em redes, possibilitando a interface entre os serviços. “Com uma Atenção Primária fortalecida e estruturada, conseguimos reduzir demandas e, isso, consequentemente causa, um decréscimo na Atenção Especializada”, enfatizou. Ela destacou ainda que dentro do planejamento das políticas públicas adotadas pela Administração Municipal, o foco está nas ações de prevenção e promoção a saúde, ajudando as pessoas a viverem cada vez mais e melhor. “Mais na linha do tempo e melhor na qualidade de vida, buscando um decréscimo para a alta complexidade”, comentou. Segundo ela, não existe nada mais valioso do que a vida, cuidar e zelar da saúde da população é uma prioridade.  
     
    O prefeito de Chapecó, José Caramori, destacou os investimentos realizados na saúde municipal, que sempre ultrapassa os recursos exigidos em lei. “Os nossos investimentos e o custo para manter os serviços são altos, estamos frequentemente realizando obras e melhorias em nossa estrutura física visando a melhoria no atendimento, cuidados e nos preocupamos com nossos servidores que recebem um carinho e atenção especial para que possam estar preparados para atender os pacientes, estamos sempre buscando novos projetos e serviços para que o cidadão chapecoense possa ter os atendimentos necessários mais perto de casa. É um conjunto de ações que fazem Chapecó alcançar esses índices e ficamos muito felizes com eles”, destacou.

    Prefeitura de Chapecó