Casos de coronavírus no sistema prisional dobram em SC; secretário testou positivo

Casos de coronavírus no sistema prisional dobram em SC; secretário testou positivo

10 de julho de 2020 Off Por Editor



  • Os casos de coronavírus no sistema prisional de Santa Catarina dobraram em uma semana. De 127 confirmações em 1º de julho, saltaram para 257 no dia 8. Destes, 69 são agentes prisionais, nove funcionários terceirizados, 178 detentos e um adolescente infrator. Nesta sexta-feira (10), o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima, testou positivo para a doença. Como é do grupo de risco por doença cardíaca, foi internado preventivamente. Ele passa bem.

    Segundo os dados da SAP, nesta quinta-feira mais 96 casos foram confirmados entre presos em Itajaí, no Complexo Penitenciário da Canhanduba. Eles foram isolados dentro da própria unidade. Ao todo, 174 detentos foram testados. Parte ainda aguarda pelo resultado dos exames. A secretaria diz que está “tomando todas as providências necessárias para minimizar o impacto da Covid-19 nas unidades prisionais do Estado”.

    O coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do sistema prisional no Tribunal de Justiça (TJ-SC), desembargador Leopoldo Brügemann diz que o órgão acompanha de perto a situação. Ele lembra que em março havia um projeto do Estado para abrir um hospital de campanha em Tubarão somente para presos com coronavírus. Diante da decisão do governo de descartar as unidades, a proposta não avançou.

    Houve também a proposta de que um ginásio pudesse receber os detentos em tratamento, o que também foi descartado. Agora, afirma o desembargador, a orientação médica repassada ao TJ-SC é que os detentos fiquem nas próprias unidades para tratamento. Somente há decisões judiciais para liberdade em casos graves diante da necessidade de transferência para o hospital.

    Desde março, o sistema prisional já registrou uma morte. Além disso, 86 casos foram considerados recuperados, de acordo com os dados da SAP.

    Com informações NSC Total