Sistema prisional de Chapecó alega que não procedem as reclamações de familiares de presos

Sistema prisional de Chapecó alega que não procedem as reclamações de familiares de presos

27 de julho de 2020 Off Por visitante



  • O Complexo Penitenciário de Chapecó se pronunciou na tarde de hoje (27) através de seu diretor Alecssandro Zani.

    O Complexo Penitenciário de Chapecó informou que não procedem as reclamações dos familiares dos apenados (VEJA O VÌDEO). Desde o dia 16 de março, o Complexo implantou uma muralha sanitária que, além da sanitização das áreas internas, externas e de uso comum de todos os ambientes, faz o controle e monitoramento de todos os que circulam pela área do Complexo.

    Desta forma são infundadas as afirmações de falta de água e de higiene nas unidades que formam o Complexo. Cada interno recebe um kit individual de higiene (a cada 15 dias) e um kit de limpeza da cela (semanal). Há também procedimentos simultâneos de sanitização em todas as dependências internas, externas e de circulação comum. Outro fato importante que o diretor destacou, é que o estado fornece aos internos cobertores e uniformes de inverno.
    No dia 16 de março as visitas presenciais foram suspensas como medida de proteção à vida dos internos, servidores, funcionários e familiares. A alternativa foi a implantação da visita virtual em abril e, desde então, foram realizadas 2.158 videochamadas. Outra possibilidade é o envio de e-mails para a unidade, como medida compensatória à restrição no recebimento de cartas papel. Até esta data (27/07) já foram 1.626 e-mails trocados entre familiares e internos.

    O Complexo Penitenciário de Chapecó pratica todos os protocolos e procedimentos de prevenção, controle e combate à Covid-19 elaborados pela Sala de Situação da SAP e segue à disposição dos órgãos de fiscalização e controle para sanar qualquer dúvida, disse o diretor Alecssandro Zani, Gerente da Regional Oeste.