Ônibus interestaduais estão liberados em Santa Catarina; prefeituras podem restringir

Ônibus interestaduais estão liberados em Santa Catarina; prefeituras podem restringir

3 de agosto de 2020 Off Por Editor



  • Os ônibus interestaduais estão liberados para rodar em Santa Catarina. A informação foi confirmada pela secretaria de Infraestrutura. Na prática, o decreto de 1º de junho do governador Carlos Moisés da Silva com restrições para ônibus vindos de outros Estados venceu neste domingo, 2 de agosto. Com isso, o secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, diz que a partir desta segunda-feira (3) os veículos podem circular. Ele alerta, porém, que as prefeituras têm autonomia para restringir o transporte interestadual.

    É o caso de Florianópolis, por exemplo. Na Capital catarinense os ônibus vindos de outros Estados não podem entrar na cidade. A decisão do governo estadual Moisés de não renovar o decreto dos interestaduais, porém, vai na contramão das proibições dos ônibus municipais e intermunicipais em Santa Catarina.

    Mesmo nas regiões com nível gravíssimo onde há proibição nestes casos, o interestadual poderá rodar. O secretário diz que o entendimento é de que o contexto de uso dos ônibus é diferenciado em comparação com o urbano, por exemplo.

    – As características do urbano e do intermunicipal são bem diferentes. No rodoviário você consegue controlar a demanda e o acesso das pessoas. O fator controle é bem diferente, inclusive na operação no que diz respeito à desinfecção – explicou Vieira.

    Na semana passada, o governo de SC ampliou as restrições de nove para as cidades de 12 regiões que estão no nível considerado gravíssimo. Neste locais, o transporte coletivo municipal e intermunicipal estão proibidos, além da circulação em praças, parques, praias e locais públicos.

    Com informações NSC Total