Receita Federal deflagra a “Operação Escudo” no combate ao contrabando nas fronteiras

Receita Federal deflagra a “Operação Escudo” no combate ao contrabando nas fronteiras

13 de agosto de 2020 Off Por Editor



  • A Escudo soma-se à Fronteira Blindada e à Muralha como mais uma barreira da Receita Federal no combate ao contrabando oriundo das fronteiras.

    A operação será permanente, através do desenvolvimento orquestado de ações de repressão ao contrabando e descaminho em diferentes frentes de atuação, diuturnamente.

    A primeira etapa da Operação Escudo acontece simultaneamente nas regiões de Londrina/PR e de Dionísio Cerqueira/SC no período de 10 a 14 de agosto e envolve 28 servidores da Receita Federal que atuam na atividade de Vigilância e Repressão Aduaneira.

    Foram realizadas ações de repressão *em centros de distribuição de remessas postais, transportadoras, comércios locais, bem como rodovias e estradas secundárias,* rotas usualmente utilizadas para escoamento de contrabando e descaminho para diversas regiões do país.

    Em Londrina, durante fiscalização de remessas postais nos Correios, foram retidos *centenas* de mercadorias estrangeiras, sem documentacao de importação, principalmente celulares e eletrônicos. Foi necessário um caminhão para transportar as encomendas retidas pela fiscalização (*disponivel para filmagem hoje*).

    Durante fiscalização nas estradas de Londrina e região norte do PR, 3 veiculos foram retidos transportando celulares em fundos falsos (*sera deslacrado hoje as 10h e a imprensa pode acompanhar*). Foram fiscalizados dezenas de veiculos nas estradas e pedágios utilizados como rota para o descaminho e contrabando.

    Em Maringá foram fiscalizadas transportadoras. Durante os procedimentos de fiscalização foram retidas dezenas de caixas com mercadorias contrafeitas (principalmente vestuário), mercadorias descaminhadas (como celulares) e até produtos para falsificação de tonners (caixas, embalagens e manuais impressos com logotipo de marcas famosas).

    Em Dionísio Cerqueira foram realizadas operações de fiscalização nas estradas , transportadoras e correios. Dezenas de veiculos foram abordados. Nas transportadoras e correios foram retidos 150 pacotes e caixas, contendo principalmente celulares e vinhos, num valor estimado em R$ 100 mil.