De olho no céu: alunos se preparam para a OBA

De olho no céu: alunos se preparam para a OBA

4 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Alunos indo para a escola em atividades noturnas. A princípio a informação pode soar de maneira estranha, mas é o que acontece em oito Escolas Básicas Municipais inscritas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

    O assunto está recebendo toda a atenção de professores e alunos das instituições educativas da rede municipal de ensino. Para aproximar os educandos das ciências espaciais, a Secretaria de Educação desenvolve nas unidades de ensino conversas com os coordenadores pedagógicos, instrumentalizando-os sobre a OBA e atividades de observação, que trazem muitas informações sobre planetas, estrelas e dados específicos sobre o Cruzeiro do Sul.

    Além de despertar a curiosidade dos estudantes pelas atividades realizadas na escola, a ação vem ao encontro do principal objetivo da pasta que é instrumentar alunos, bem como toda a comunidade escolar em torno das mais variadas temáticas debatidas na atualidade. Para o astrônomo amador, Diego de Bastiani, que desenvolve as observações nas comunidades escolares, a OBA tem seu principal eixo na proliferação de novos cientistas, além de estimular o desenvolvimento e o gosto pela astronomia.

    Conforme programação, a noite de observação já passou por uma escola e nesta quarta-feira (04), será desenvolvida na EBM Diogo Alves da Silva, no Bairro Efapi. Participam da Olimpíada oito unidades de ensino, contemplando cerca de 3 mil alunos de 4° a 9° ano do ensino fundamental.

    Além das observação noturnas, as escolas envolvidas estão desenvolvendo capacitações para os seus alunos, até o dia 12 de maio. As ações envolvem atividades práticas, entre elas observação do movimento diário do sol para determinação do norte e sul verdadeiro e o meio dia solar verdadeiro, além de um comparativo em escala do tamanho da Terra e da Lua e suas relativas distâncias. Diego reforça que todo este processo vem somar ao conteúdo desenvolvido em sala de aula proporcionando aos alunos novas experiências.

    “Olhando para o céu com uma nova perspectiva e um desejo de saber mais. Isto para nós professores é a maior conquista, pois teremos alunos, e por que não dizer futuros pensadores, engajados em buscar resposta a inúmeros questionamentos presentes na história da humanidade e no universo”, argumenta.

    Sobre a OBA

    A olimpíada é composta por quatro níveis. Os três primeiros se destinam aos alunos do ensino fundamental e o quarto para os alunos do ensino médio. A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica, sendo que a maioria das questões é de raciocínio lógico. Após a realização da prova, medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível. A iniciativa tem como proposta envolver todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares, em uma grande prova no dia 13 de maio.

    astronomia2 astronomia1

    Prefeitura de Chapecó