Polícia Militar apreende cinco armas de fogo no final de semana em Chapecó

Polícia Militar apreende cinco armas de fogo no final de semana em Chapecó

16 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Durante o atendimento de ocorrências distintas no sábado e domingo em Chapecó, a Polícia Militar, através de policiais militares do 2ºBPM/Fron retirou mais cinco armas de fogo de circulação. Um adolescente foi apreendido, duas mulheres e três homens foram presos nas ocorrências. Destaque para a primeira hora de domingo (15), onde num intervalo de menos de meia hora os policiais militares apreenderam três das cinco armas. A maioria dos detidos possuía vasto histórico policial.

    A primeira arma apreendida aconteceu na madrugada de sábado (14), por volta das 02h30. A Agência de inteligência (AI/P2) recebeu denúncias de que em um baile funk, que ocorre todas as sextas-feiras no bairro trevo, estariam sendo comercializadas drogas e que frequentadores do local estariam portavam armas de fogo. Em operação com apoio de guarnições de Radiopatrulha, PPT e Canil foi realizado a abordagem do local, sendo visualizado o momento em que uma mulher de 22 anos se desfez de revolver calibre .38 municiado com cinco cartuchos percutidos e não deflagrados, tendo a arma numeração. Ela já possuía registros anteriores pelo mesmo crime, além de furto, tráfico e ameaça.

    A segunda arma apreendida foi na tarde de sábado (14), na Rua Coronel Freitas, bairro Efapi por volta das 17 horas. Uma guarnição de Radiopatrulha estava em rondas quando uma pessoa informou ter sido vítima de ameaça com arma de fogo após discussão de trânsito. Com as características do veículo e do autor a guarnição iniciou as buscas. Na Rua Coronel Freitas foi avistado o veículo e na tentativa da abordagem o condutor fugiu, sendo acompanhado e devidamente abordado já em um terreno onde estavam seus familiares. Após localizar a arma no interior do veículo, um revolver marca Taurus, calibre .32, numeração aparente, sem munições, foi dado voz de prisão ao autor, um homem de 32 anos. No momento houve resistência por parte do autor e dos familiares, sendo necessário uso moderado e progressivo da força para conter o cidadão. Um policial militar chegou a ficar lesionado, felizmente sem gravidade. O autor já possuía registro anterior pelo mesmo crime e também por vias de fato.

    A terceira arma apreendida foi na madrugada de domingo (15), na Avenida São Pedro. A Central Regional de Emergências (CRE) recebeu a informação de que um indivíduo estaria portando arma de fogo no pátio do Posto Catarina, bairro São Cristovão, momento em que coincidentemente essa guarnição passava em frente ao estabelecimento citado. Com as características foi realizada abordagem, momento em que o suspeito tentou correr, mas, foi detido e identificado como um homem de 26 anos. Durante a revista pessoal foi localizado um revólver marca Taurus, calibre .32, sem numeração aparente e sem munições. Ele já possuía registros como autor de receptação, resistência, desacato, dano, lesão corporal, vias de fato e posse de drogas.

    Já a quarta arma foi apreendida pela Polícia Militar na madrugada de domingo por volta da uma da manha na Rua Barão do Rio Branco, bairro Saic.

    Uma guarnição de Radiopatrulha foi empenhada para atendimento de ocorrência de perturbação do sossego e ao chegar ao local foi efetuada a abordagem em algumas pessoas e no primeiro momento procedido à revista em um homem de 28 anos, contra o qual foi constatado mandado de prisão temporária ativo pelo crime de roubo, expedido pela comarca de Pinhalzinho. Ele estava com um veículo GM Corsa e o licenciamento atrasado. Ao realizar buscas no veículo foi localizado no interior de uma bolsa feminina uma Pistola Taurus calibre 765 com numeração suprimida e municiada com três munições intactas calibre .32 (compatível com a arma). A proprietária da bolsa era uma mulher de 21 anos, que acompanhava o cidadão.

    Durante o atendimento da ocorrência chegaram à Central de Emergência informações de que ali também haviam ocorrido disparos de arma de fogo momentos antes. A guarnição PM realizou buscas minuciosas no chão nas proximidades e localizou os estojos deflagrados sendo 4 estojos, e questionando o homem este confirmou ser de sua propriedade a pistola e que havia efetuado os disparos. Ambos foram presos e o veículo foi recolhido ao pátio de apreensões. Além de roubo o homem já possuía registros como autor de estelionato, ameaça posse de drogas, furto e embriaguez ao volante. O homem também estava com direito de dirigir suspenso. A mulher não possuía registros.

    A quinta arma, foi apreendida também na madrugada de domingo (15) por volta da uma da manhã, na Rua Castro Alves, no bairro Parque das Palmeiras. Durante rondas preventivas, uma guarnição PM avistou dois indivíduos em atitude suspeita e realizou a abordagem. Com um deles, identificado sendo um adolescente de 16 anos, com histórico policial por furto, tráfico e ameaça, foi localizado um revólver calibre .22, sem munições e sem marca ou número aparente.

    Em todos os casos, os detidos juntamente com as armas apreendidas foram encaminhados à Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó para os procedimentos cabíveis.

    Segundo a Polícia Militar, essas apreensões tendem a impactar diretamente, de forma positiva, na prevenção e redução de crimes como assaltos e homicídios em Chapecó.

    Fonte: Cidadão no Comando