
Chapecó atinge 87% de cobertura na Campanha de Vacina
18 de maio de 2016A meta do município de Chapecó é vacinar 51 mil pessoas em 2016 e nesta quarta-feira (18) o município atingiu 87%, 44.370 pessoas vacinadas na 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha segue até o dia 20 de maio, sexta-feira. Os 26 Centros de Saúde da Família funcionam das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, todos abastecidos com doses da vacina para atender aos chapecoenses. Além disso, os Centros de Saúde da Família com terceiro turno, Santo Antônio, Belvedere e Cristo Rei, atendem das 18 às 22 horas também para vacinação. É sempre importante que os usuários apresentem a caderneta de vacina, pois se necessário, será atualizada.
O público alvo da campanha são as crianças de 06 meses a 05 anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e jovens em medida social, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, e funcionários do sistema prisional. O grupo das gestantes foi o que teve o menor percentual de vacinação 50% até o momento. Já os profissionais de saúde chegaram aos 94% de cobertura e 100% dos idosos foram vacinados. As puérperas chegaram aos 72%, crianças 78% e indígenas 52%.
Em 2016 foram registrados 32 casos suspeitos de gripe em Chapecó, desses 14 negativos, 10 aguardando o resultado, 08 confirmados como Influenza A e 01 morte. A população deve ficar atenta aos seguintes sintomas: febre alta, dor no corpo, mal estar, tosse, espirro… No geral os sintomas são os mesmos da gripe convencional, porém mais intensos. Em caso de dúvidas, procurar a unidade de saúde mais próxima.
Dicas:
• Fique atento aos sintomas de febre alta, dor no corpo, mal estar, tosse, espirro. No geral os sintomas são os mesmos de uma gripe convencional, porém mais intensos.
• Mantenha os ambientes ventilados;
• Lave bem as mãos;
• Use do álcool em gel;
• Use copo individual (em escolas e locais de grande circulação de pessoas)
• Tenha hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido;
• Não se automedique, em caso de sintomas, procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima;
• Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.
Veja isso:
Morre nos EUA primeiro paciente que recebeu transplante de coração de porco
Sistema 'entrará em colapso' no final de abril, diz ministro da Saúde
Mundo já tem mais 1,5 milhão de recuperados da covid-19
"Operação Graxaria" apreende quase 1 tonelada de produtos de origem animal irregulares em Xanxerê e ...