Vice-governadora Daniela Reinehr está na lista dos convocados pela CPI da Covid

Vice-governadora Daniela Reinehr está na lista dos convocados pela CPI da Covid

27 de maio de 2021 Off Por Editor



  • A vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) foi incluída na lista dos governadores a serem ouvidos pela CPI da Covid, que também conta com o nome do governador Carlos Moisés (PSL). Os depoimentos marcarão a próxima etapa da CPI da Covid, que deve se debruçar sobre suspeitas de desvios de recursos federais durante a pandemia.

    A convocação de Daniela chamou atenção, já que o nome da vice-governadora não constava no requerimento inicial, que foi apresentado pelo senador Jorginho Mello (PL). O parlamentar havia incluído, além de Moisés, os ex-secretários Douglas Borba e Helton Zeferino, e a servidora Márcia Pauli. Os três não serão chamados.

    A apresentação do requerimento final, que foi aprovado pela comissão nesta manhã, coube ao senador Alessandro Vieira (Cidadania). No texto aprovado, ele pede a oitiva de Daniela por ter assumido temporariamente o governo ao longo da pandemia.

    A escolha dos governadores – nove ao todo, além de Daniela e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (veja lista abaixo) – levou em conta estados que tiveram operação da Polícia Federal investigando mau uso de recursos públicos federais na pandemia.​

    Recursos federais

    A inclusão de SC na segunda etapa da CPI chama atenção porque, a rigor, a compra fraudulenta dos respiradores por R$ 33 milhões não utilizou recursos federais. Por esse motivo, o senador Jorginho Mello não se restringiu ao fato no pedido original:

    “Nunca houve tanto repasse de recursos públicos aos Estados como no ano de 2020, e mesmo assim, vimos uma grave falta de leitos de UTI nos mais diversos entes da federação. Cabe destacar que o Governo Federal abriu bilhões em dívidas enviando recursos aos estados, contudo alguns desses estados utilizaram esses recursos para o pagamento de dívidas que em nada tinham relação com a Covid-19”, argumentou o senador na justificativa.

    ​CPI da Pandemia: “Não é Bolsonaro o culpado pelo vírus”, diz Jorginho Mello​

    No entanto, o requerimento final, apresentado por Alessandro Vieira, faz referência direta à compra dos respiradores: “Para que seja possível esclarecer os fatos associados ao processo de aquisição emergencial de respiradores pulmonares pelo Governo de Santa Catarina objeto de investigação através da Operação “Pleumon” da Polícia Federal, é necessária a convocação do Governador do Estado de Santa Catarina, Senhor Carlos Moisés e da Vice Governadora, Senhora Daniela Reinehr que assumiu o governo interinamente entre março e maio de 2021”.

    Daniela ainda não se manifestou. Moisés afirmou, ainda na terça-feira, que chama-lo para depor na CPI seria um “factóide”.

    Veja quem são os governadores e ex-governadores que serão chamados pela CPI:

    – Antonio Oliverio Garcia de Almeida (RR)

    – Carlos Moises (SC)

    – Daniela Reinehr (SC)

    – Helder Barbalho (PA)

    – Ibaneis Rocha (DF)

    – Mauro Carlesse (TO)

    – Marcos José Rocha dos Santos (RO)

    – Waldez Góes (AP)

    – Wellington Dias (PI

    – Wilson Witzel (ex- governador RJ)

    – Wilson Lima (AM)

    Com informações NSC Total