Polícia Civil identifica adolescentes que utilizavam fotografias de terceiros em perfil falso no Instagram

Polícia Civil identifica adolescentes que utilizavam fotografias de terceiros em perfil falso no Instagram

28 de maio de 2021 Off Por Editor



  • A Polícia Civil, por meio da DPCAMI de São Miguel do Oeste, tomou conhecimento de que um perfil na plataforma Instagram estaria utilizando imagens de uma adolescente migueloestina e fazendo postagens difamatórias e injuriosas.

    Os responsáveis pela adolescente relataram os fatos à equipe policial da DPCAMI que, após diligência de rastreio de dados, conseguiu identificar, no Estado do Rio Grande do Sul, uma adolescente que criou o perfil investigado, bem como outros adolescentes que comentavam e auxiliavam na divulgação das postagens alvos de investigação.

    Os adolescentes, residentes em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responderão pela prática dos atos infracionais de injúria e difamação. Nenhum deles tinha contato pessoal com a vítima, sequer a conheciam.

    A Polícia Civil alerta que o comportamento de usuário da internet que viole a honra, o patrimônio ou mesmo a integridade física e psicológica de terceiros, conhecidos ou não, pode caracterizar a prática de crime e dar ensejo à responsabilização penal.

    A utilização de perfis falsos ou mesmo o pretexto de se tratar de “brincadeira” não isentam de responsabilidade aquelas pessoas que não se comprometem com uma navegação segura, e isso exige de todos um cuidado especial com a privacidade e segurança de seus acessos, especialmente em redes sociais.