Gorduras na dieta, pode ou não pode?

Gorduras na dieta, pode ou não pode?

28 de maio de 2021 Off Por Editor



  • A gordura foi absolvida de sua condenação como vilã da boa saúde. A verdade é que, quando bem incluída na alimentação, ajuda a regularizar as funções hormonais e a controlar os níveis glicêmicos no sangue.

    Além disso, seus benefícios se relacionam à manutenção do “bom colesterol”, o HDL, e à redução do “colesterol ruim”, o LDL. Dessa maneira, ela é capaz de trazer outras vantagens para o nosso organismo.

    A gordura é fundamental ao corpo, um dos principais componentes de toda alimentação. Em sua composição, estão basicamente alimentos de baixo índice glicêmico que evitam a formação de gordura, que têm efeito termogênico (queimam gordura abdominal) e que possuem neurotransmissores de saciedade. Quem se alimenta com gorduras boas não sente a necessidade de comer com tanta frequência. 

    Obviamente nem todo tipo de gordura é recomendada para a alimentação. “

    Não é substituir a margarina pela manteiga no pão. Mas é usar a manteiga para cozinhar legumes. Coma, por exemplo, um pouco de queijo de qualidade, mas deixe de lado produtos processados”

    Dentre os vários tipos de gordura, as mais indicadas são as insaturadas encontradas em azeites, carnes, peixes, abacate, coco.

    E sabe aquele óleo de soja que você compra porque é mais saudável? Esqueça!!

    Os de milho, soja e canola devem ser evitados quando o assunto é cozinha e substituídos por azeites de oliva do tipo extra virgem.

    Os alimentos ricos em gordura boa podem e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, não é preciso ter medo deles. Ao lado de boas fontes de carboidratos e de proteínas, fortalecem a saúde e dão mais energia para o seu corpo.

    Antes de sair por aí consumindo gorduras, consulte sempre seu nutricionista para fazer as adequais corretas para o seu caso.

    Nutre e cuida de ti!