Rogério Caboclo é afastado da presidência da CBF

Rogério Caboclo é afastado da presidência da CBF

6 de junho de 2021 Off Por Eduardo Grassi



  • O Comitê de Ética da CBF decidiu neste domingo (6) afastar imediatamente, a princípio por 30 dias, Rogério Caboclo da presidência da entidade. Vencido o prazo, o mesmo poderá ser renovado.

    Quem assume interinamente, agora, o comando do futebol nacional é Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, um dos oito vices do órgão.

    A posição do Comitê de Ética vem dois dias após receber a denúncia de assédios sexual e moral de uma funcionária da CBF contra o mandatário.

    O Comitê de Ética é presidido pelo advogado e ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Carlos Renato de Azevedo Ferreira.

    A decisão é mais um duro golpe em Caboclo, pressionado por todos os lados, de sua família a cartolas, a deixar o comando da CBF, ação que ele resistia em tomar, como informou o ESPN.com.br.

    A situação do cartola, eleito em 2018 para um mandato de 2019 a 2023, passou a ficar complicada em 12 de maio, quando a ESPN Brasil revelou que um desgaste seu com uma funcionária da entidade tinha tomado proporções gigantes e era tratado nos corredores da luxuosa sede da mesma, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, como uma “bomba”.

    Na última quinta (3), o GloboEsporte.com informou e a reportagem confirmou a denúncia formal da secretária, há quase dez anos trabalhando na CBF, ao Comitê de Ética e à Diretoria de Governança e Conformidade da CBF.

    Caboclo já tinha recorrido recentemente ao ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira em busca de apoio contra as investidas do também ex-mandatário do órgão Marco Polo Del Nero, banido do futebol pela Fifa, mas que seguiu com poder nos bastidores e até com benefícios custeados pela entidade.

    Na última semana, deu sua cartada mais enfática ao tratar diretamente com o governo federal e a Conmebol o recebimento da Copa América no Brasil, após Argentina e Colômbia não terem condições, sanitárias e sociais, nesta ordem, de receber o evento.

    A ação criou outro problema para o cartola, já que Tite, sua comissão técnica e, principalmente, os jogadores da seleção brasileira não gostaram nada da forma como a coisa foi conduzida.

    Neymar e outros cinco atletas reuniram-se com Caboclo na última quarta-feira (2), e a reunião não foi nada amistosa.

    Na sexta-feira (4) à noite, o mandatário ignorou todo o cenário negativo e foi até o vestiário falar algumas palavras antes do duelo contra o Equador, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, mas acabou tomando um ‘corte’ do camisa 10. “Valeu, valeu, presidente, tá bom!”, disse o atacante, interrompendo o cartola.

    Após a partida, o capitão da seleção, Casemiro, disse em entrevista à TV Globo que “nosso posicionamento todo mundo sabe. Mais claro, impossível”, ao responder sobre a possibilidade de boicote à Copa América. E reforçou o que Tite dissera dias antes de que na terça-feira (8) à noite, após a partida diante do Paraguai, novamente pelas eliminatórias, os atletas farão público seu posicionamento.

    Com informações ESPN