Cabine do Abraço permite encontro entre familiares e pacientes internados com Covid-19 em SC

Cabine do Abraço permite encontro entre familiares e pacientes internados com Covid-19 em SC

21 de julho de 2021 Off Por Editor



  • Com o objetivo de trazer esperança e aproximar os pacientes internados com Coronavírus no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 (CMATC), o Hospital Municipal Ruth Cardoso projetou a “Cabine do Abraço”, que possibilita encontros entre pacientes e familiares. A cabine é revestida em plástico para evitar a contaminação e conta com espaço para inserir os braços, permitindo abraçar a pessoa.

    A cabine foi usada pela primeira vez nesta segunda-feira (19). Internado em enfermaria há 27 dias, Francisco Fernandes pode abraçar a mãe Albana pela primeira vez desde sua internação. O rapaz, de 27 anos, não conseguiu conter as lágrimas e nem queria soltar a mãe. “Em casa é só eu, ele e o cachorro. Faz muito falta, tudo tem estado mais silencioso sem ele”, diz Albana.

    Casados há mais de 50 anos, Ana Maria de Souza nunca se imaginou separada de Flávio Borba Martins desde o “eu aceito”. Com 83 anos, Flávio está internado em enfermaria há 17 dias, com quadro de saúde melhorando. “Todos esses dias separados só conseguia imaginar o abraço dele. Nem acredito que vou vê-lo sorrir. Sei que aqui ele está muito bem cuidado e tenho certeza de que ele sai em breve, cheio de vida”, compartilha Ana.

    A cabine está localizada nos fundos do CMATC, na ala onde saem os pacientes com alta da Covid-19. Os encontros serão agendados pelas equipes de saúde do Centro de Tratamento da Covid-19, que entrarão em contato com os familiares.