Maio Amarelo movimenta a comunidade com ações de educação para o trânsito

Maio Amarelo movimenta a comunidade com ações de educação para o trânsito

25 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Informar e conscientizar os chapecoenses quanto à importância dos cuidados no trânsito. Esse é o objetivo do Maio Amarelo que visa à construção da consciência da população em torno de um trânsito mais seguro.  O foco é redução a incidência de acidentes, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo.
    O Maio Amarelo envolve ações coordenadas entre o Poder Público, entidades organizadas e sociedade civil, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres, como de motoristas. Ocorrem em média, em Chapecó, 25 acidentes por dia e 100 carteiras de habilitação são apreendidas por mês.
    Palestras
    Para tentar reverter esse quadro, diminuindo os índices, durante o mês de maio estão em desenvolvimento diversas ações de conscientização, aliadas ao amplo debate com a sociedade, com foco nas responsabilidades e comportamentos do cidadão durante os deslocamentos diários. O balanço preliminar aponta mais de 100 palestras de conscientização em escolas, envolvendo 2.600 alunos,  empresas e Cidade do Idoso. As empresas de transporte também receberam atividades voltadas aos motoristas que estão diariamente nas estradas.
    Blitz pedagógica 
    Ainda aconteceram durante este mês quatro edições da Blitz Pedagógica, com panfletagens na área central e também abordagem de veículos que apresentavam alguma irregularidade. O objetivo não era multar os condutores, mas sim, orientar e buscar a solução para cada problema. A blitz também aconteceu na comunidade da Água Amarela, com palestra realizada na escola municipal.
    Inspeção Veicular Gratuita
    Outra ação desenvolvida esse mês, todas as segundas-feiras, foi a Inspeção Veicular Gratuita em vinte e duas mecânicas parceiras das ações de conscientização. Os serviços de avaliação nos itens de segurança são oferecidos de maneira gratuita, em horário comercial. Entre os objetivos da vistoria está verificar a conservação e a manutenção do veículo, garantindo de maneira preventiva as condições corretas e seguras para o uso do veículo.
    Próximas atividades
    Em Chapecó também é necessário destacar o envolvimento, receptividade e participação das entidades nas ações e trabalhos desenvolvidos. A agenda do projeto Maio Amarelo já tem programações até o mês de setembro, quando acontecerá também a Semana Nacional do Trânsito. As principais atividades envolvem a distribuição de adesivos, banners e panfletos explicativos em locais estratégicos, como escolas, praças e unidades de saúde, contendo orientações sobre as regras, leis e boas condutas no trânsito. Além disso, serão realizadas palestras em clubes de serviços, escolas e empresas e blitz educativas.
    O encerramento das atividades do Maio Amarelo será na terça-feira (31), às 14h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A programação inclui apresentações de fanfarras, teatro, palestra e entrega da premiação do Concurso de Cartazes, premiando os melhores cartazes feitos por alunos e as instituições de ensino mais decoradas dentro da temática “Maio Amarelo”, atividades desenvolvidas com a finalidade de envolver um número maior de estudantes.

    Prefeitura de Chapecó