Curso prepara Guarda Municipal para atuar no Trânsito

Curso prepara Guarda Municipal para atuar no Trânsito

17 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão realizou na manhã desta quarta-feira (17), no Salão de Atos da Unochapecó, a aula inaugural do Curso de Qualificação dos Guardas Municipais. A capacitação faz parte das etapas necessárias para que eles possam começar a atuar no atendimento aos acidentes de trânsito do Município em cooperação com a Polícia Militar. Participaram da aula, as equipes da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, estudantes e professores do curso de Direito da Unochapecó.

    A primeira aula foi ministrada pelo Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, que abordou as leis que compõem o Código Brasileiro de Trânsito, as responsabilidades e desafios do trânsito de Chapecó. O Tenente Coronel Ricardo Alves da Silva  reforçou a importância desta parceria para o trabalho da Polícia. “Com o auxílio da Guarda Municipal no atendimento a essas ocorrências será possível redirecionar o trabalho dos policiais. Quem ganha com isso é a sociedade, pois ela quer uma solução para o seu problema e não importa quem fará o atendimento, o importante é ser bem atendido”, explicou o Comandante.

    Esta é a primeira etapa do curso que ainda deverá contar com outras aulas específicas. “Temos que ter responsabilidade ao colocar as equipes nas ruas para realizar os atendimentos. Por isso, as equipes ainda vão passar por uma qualificação sobre a lavratura de boletins de ocorrência e atendimento a acidentes de trânsito, para que depois possam começar a atuar definitivamente”, reforçou a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe.

    O projeto de lei sobre essa nova modalidade de atuação da Guarda Municipal foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Por enquanto a data de início dos trabalhos não está definida. Quando as atividades iniciarem será possível desafogar a grande demanda da Polícia Militar. “O que nós precisamos entre as organizações é de cooperação e essa entre a Administração, por meio da Guarda Municipal, com a Polícia Militar é, sem dúvidas, uma das mais importantes para a nossa cidade. O cidadão quer e merece um atendimento de qualidade e ágil”, ressalta o Prefeito de Chapecó Luciano Buligon.