Vítimas e testemunhas vão depor em 1ª audiência sobre chacina em creche de Saudades

Vítimas e testemunhas vão depor em 1ª audiência sobre chacina em creche de Saudades

3 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • Um dia após completar três meses da chacina na creche de Saudades, no Oeste, a justiça dará início as oitivas de testemunhas e vítimas. Nesta quinta-feira (5/7), a partir de 13h30, seis vítimas e nove testemunhas contarão o que viram e viveram no dia do crime. Além da equipe de trabalho e dos depoentes, ninguém terá autorização para permanecer na audiência, nem comunidade nem imprensa, devido ao sigilo do processo.

    Os trabalhos acontecerão na sala passiva do fórum da comarca de Pinhalzinho, onde tramita o processo. Ali, estarão apenas os depoentes, uma assessora jurídica e um estagiário para operar os equipamentos de gravação das oitivas, em vídeo e áudio. Esses arquivos serão anexados ao processo. Não há tempo limite estipulado para cada fala.

    O juiz Caio Lemgruber Taborda presidirá a audiência via online, de seu gabinete no fórum. O promotor de justiça também participará por internet, de sua sala no Ministério Público. Da mesma forma será a participação do advogado de defesa que estará em seu escritório. Todos estarão em vídeo no aparelho de televisão instalado na sala para interação imediata com o entrevistado. A organização diferenciada se deve em virtude das normas de segurança sanitária devido à pandemia de Covid-19.

    Outra audiência será realizada nos mesmos moldes no próximo dia 24. Após o Poder Judiciário ouvir outras 14 testemunhas de acusação, será a vez do depoimento do agressor. Ele falará por videoconferência, da sala passiva do Presídio Regional de Chapecó, onde está recolhido desde que recebeu alta hospitalar, oito dias após o crime. A oitiva será online por segurança e por conta da pandemia.

    Na manhã do dia 4 de maio deste ano, o acusado ingressou em uma creche no município de Saudades e, com uma espécie de espada, golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Uma outra criança, também com idade menor de dois anos, foi socorrida e se recupera junto aos familiares.