Após dias em estado de alerta, vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

Após dias em estado de alerta, vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

19 de setembro de 2021 Off Por Eduardo Grassi



  • Após uma semana de alerta, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, no fim da manhã deste domingo (19). Por volta das 11h15 no Brasil e às 15h15 no horário local, as autoridades anunciaram o início da erupção.

    Mais cedo, ainda neste domingo, o governo das Ilhas Canárias anunciou que o vulcão estava com “nível de atividade máximo”. No entanto, apesar de ter assustado baianos na última semana, mesmo com a erupção, as chances de ocorrer um tsunami capaz de afetar a Bahia e a costa nordestina são baixíssimas.

    Para que um evento do tipo tenha mais chance de acontecer, pesquisadores explicaram ao CORREIO que seria preciso que “parte do arquipélago escorresse para o mar”. Isso geraria uma onda de grandes proporções se propagando no oceano.

    Além disso, esse mesmo vulcão já entrou em erupção outras vezes e nunca provocou nenhum tsunami, como reforçaram os cientistas.

    Neste domingo, a atividade sísmica foi intensificada, chegando a haver manifestações superficiais como ruídos e vibrações. Por isso, o governo das Ilhas Canárias recomendou que se intensifiquem as medidas remoção da população em risco. Pessoas com mobilidade reduzida foram evacuadas do local.

    Com informações Correio