Prefeito sanciona Lei que autoriza doação de área para instalação do novo Radar Meteorológico

Prefeito sanciona Lei que autoriza doação de área para instalação do novo Radar Meteorológico

15 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  • A Prefeitura de Chapecó doará a área onde será instalado o novo Radar Meteorológico do Estado de Santa Catarina. A Lei nº 6.816 foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Luciano Buligon. O lote de 4.198,87 metros quadrados está localizado no Loteamento Desbravadores, Bairro Vila Real.
    radar-lontras-01
    O local foi definido pelas condições de acesso e energia e por não oferecer bloqueio de sinal, uma das exigências para garantir a eficiência de operação. A nova tecnologia suprirá as necessidades meteorológicas da grande região Oeste de Santa Catarina e parte do Paraná. Com a instalação do equipamento, o Estado terá 100% de cobertura.
    A escolha da área foi realizada por uma equipe técnica, que esteve no município no mês de novembro. Partiu de um estudo feito por profissionais da Defesa Civil do Estado, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar).
    O Prefeito Luciano Buligon comemora a notícia, que demonstra a preocupação do Governo do Estado com a Região que apresenta fenômenos climáticos adversos com frequência. “As cidades do Oeste estão enfrentando constantes enchentes e vendavais. A partir do funcionamento deste novo Radar, poderemos articular ações preventivas e orientar a população de forma mais concreta sobre as adversidades naturais que possam ocorrer”, destaca Buligon.
    Processo licitatório
    O próximo passo será realizado ainda nesta semana. O Governador Raimundo Colombo e o Secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus, vão assinar a abertura do edital internacional de concorrência pública, que determinará a empresa responsável pelo fornecimento e implantação do radar. O valor ainda não está definido, mas a previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 10 milhões. A expectativa é de que o novo equipamento entre em funcionamento no final de 2016.
    Para o Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, a aquisição do segundo Radar Meteorológico do Estado é resultado de um conjunto de ações das esferas estadual e municipal, que estão engajados para amenizar os problemas climáticos na região.
    “O Governador se mostrou solícito a necessidade de ampliar esses serviços em território catarinense. Além disso, houve rapidez da Prefeitura de Chapecó e da Câmara de Vereadores em aprovar a doação da área, um conjunto de ações que está agilizando o processo para garantir mais segurança à população”, conclui o Secretário.

    Prefeitura de Chapecó