Dengue: Chapecó combate ao mosquito

Dengue: Chapecó combate ao mosquito

16 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  • Os agentes de combates a endemias realizaram no sábado pela manhã diversa abordagens aos cidadãos chapecoenses na avenida Getúlio Vargas e na Praça Coronel Bertaso. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Saúde não poderia ter outro objetivo se não levar mais informações a população no combate ao mosquito contra Aegypti e albopictus (vetor da Dengue) e Albopictus (vetor da Chikungunya), ambos também, vetores da Febre Zika.
    15122015-combate-ao-mosquito-2-
    A Secretária de Saúde Cleidenara Weirich afirma que o trabalho de prevenção aos possíveis habitats das larvas no mosquito não para, sendo que diariamente, durante praticamente todo o ano de 2015 as equipes da Vigilância Ambiental visitam residências, cobrem caixas de água, recolhem pneus, além de verificar os pontos estratégicos. Este trabalho tem como finalidade a coleta, eliminação e tratamento de possíveis criadouros de larvas do mosquito da dengue. Ela reforça mais uma vez que a população tem de fazer a sua parte no combate as lavas do mosquito através da eliminação da água parada em suas residências, sem descuidar com as caixas de água cisternas que devem estar sempre bem fechadas.
    Orientação à população:
    – Não jogue lixo no quintal, terrenos baldios e vias públicas. Este material exposto à chuva é o maior criadouro do mosquito Aedes em Chapecó;
    – Mantenha cisternas, tambores e latas com água bem fechados. Os recipientes com água da chuva representam o segundo maior tipo de criadores de mosquitos na cidade de Chapecó;
    – Não deixe piscinas plásticas ou de lona com água por mais de três dias. Estas piscinas representam a terceira maior causa de criação de mosquito na cidade.
    – Uso diário do repelente e colocação de telas em janelas.

    Prefeitura de Chapecó