Caxambu do Sul impulsiona turismo regional

Caxambu do Sul impulsiona turismo regional

8 de dezembro de 2021 Off Por Editor



  • Município elaborou Plano Estratégico de Turismo e apresentou para a comunidade o Projeto Prainha, uma estrutura às margens do Rio Uruguai.

    Os moradores de Caxambu do Sul e a população do oeste catarinense passarão a contar com novas opções de lazer, estruturas para integrar as famílias, áreas para atividades físicas e esportes aquáticos. Essa proposta que impulsionará o turismo regional e o empreendedorismo neste segmento foi apresentada, nesta semana, durante solenidade no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Caxambu do Sul. Prestigiaram o evento de entrega do Plano Estratégico de Turismo e apresentação do Projeto Prainha lideranças locais, vereadores, servidores municipais, empresários e profissionais da imprensa. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

    Pelo Plano Estratégico de Turismo foram definidas medidas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do setor. Com participação ativa da comunidade e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) foram escolhidos como principais eixos de atuação estratégica do setor o turismo rural, náutico, lazer e gastronômico. Esse planejamento apresenta uma visão macro do que se vislumbra em atrativos turísticos para o futuro do município. Os estudos iniciaram em maio deste ano e foram conduzidos pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia Nowalski.

    De acordo com Karla, investir no turismo vai além de ter mais uma alternativa econômica porque representa disponibilizar oportunidades para todos. “Identificamos vários potenciais que podem ser explorados no município. A partir desse planejamento, interessados podem investir em novos empreendimentos e os moradores passam a acreditar no turismo como uma oportunidade de renda e melhoria da qualidade de vida. O estudo organiza a oferta turística com base em uma visão sustentável, ou seja, que desenvolva o econômico, mas sem esquecer o social, o cultural e o ambiental”, explicou ao comentar que foram propostas 18 estratégias e 126 ações a serem implementadas ao longo dos próximos dez anos.

    Paralelo a elaboração do planejamento estratégico foi desenvolvimento o Projeto Prainha, uma estrutura turística às margens do Rio Uruguai, que valoriza materiais que integram a paisagem local (madeiras e pedras), harmônico com a topografia da área e com atrativos para vários públicos. Na estrutura estão previstos: restaurante, casa do artesanato e produtos coloniais, loja de souvenir, playground, quiosques, churrasqueiras, quadras de areia poliesportivas, arquibancadas móveis, área de camping, banheiros públicos, píer com mirante, trapiche, marina, largador de barcos, fontes d’água e área destinada a banho no lago da Usina Foz do Chapecó separada do acesso as embarcações para proporcionar segurança aos turistas. O acesso até a Prainha, que fica há cinco minutos do centro, será todo asfaltado, com construção de ciclovia e pista para caminhada, proporcionando infraestrutura turística com acesso facilitado a todos os públicos.

    Para o prefeito Glauber Burtet a apresentação do projeto para a comunidade representa um momento histórico para o município. “É motivo de grande orgulho poder falar dessa iniciativa que terá impacto regional. Temos um longo período de trabalho pela frente, mas se não lançarmos esse desafio a proposta nunca será tirada do papel. Não tenho dúvidas de que esta é uma oportunidade única para concretizar esse sonho. É uma semente que está sendo plantada e quem colherá os frutos é a população local”, argumentou ao solicitar apoio de todos os moradores.

    Burtet também fez um relato do que foi realizado até o momento. As tratativas iniciaram em 2017 a partir de audiências com a Foz do Chapecó e o Ministério Público Federal, em virtude de demanda local de ter um largador de barco legalizado. Na sequência, a proposta foi inserida no Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera), documento acordado entre Ibama e a Foz do Chapecó. No segundo semestre de 2020, o município recebeu a confirmação dos órgãos ambientais que a área indicada poderia ser utilizada para construção de um atrativo turístico.

    A área de terra de aproximadamente 10 mil metros (com valor estimado em R$ 600 mil) foi doada por uma família tradicional do município e mais 7 mil metros tiveram cessão de uso pela Foz do Chapecó, por ser uma área de preservação permanente (APP). Segundo o prefeito, a Administração Municipal já tem o termo de cessão de uso provisório, está em fase de regularização fundiária (escritura) e providenciando as licenças ambientais. Posteriormente, serão realizados os projetos executivos das estruturas, captação de recursos, licitação da construção e inauguração.