Operação contra suspeitos de apologia ao nazismo apreende celular, computador e facas em SC

Operação contra suspeitos de apologia ao nazismo apreende celular, computador e facas em SC

16 de dezembro de 2021 Off Por Editor



  • Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Porto União. Grupo praticava e incitava crimes contra negros e judeus, segundo a investigação. Agentes foram para endereços de outros seis estados.

    A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumprem, nesta quinta-feira (16), um mandado de busca e apreensão em Porto União, no Norte catarinense, na Operação “Bergon”, contra um grupo extremista que fazia apologia ao nazismo e disseminava ódio a negros e judeus em redes sociais.

    Entre os materiais apreendidos na casa de um adolescente em Santa Catarina estão: computador, bandeira, simulacro de arma de fogo, facas, livros, ilustrações, pen drives, aparelho celular e vestimentas. Os trabalhos também ocorrem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul.

    Investigação

    As investigações duraram sete meses e começaram após um alerta do Cyber Lab e da Homeland Security Investigations (HSI), órgãos do governo dos Estados Unidos.

    Com a quebra de sigilo de dados telefônicos autorizados pela Justiça, foi possível identificar a existência de grupos de indivíduos que se autodeclaram nazistas e ultranacionalistas, associados para praticar e incitar atos criminosos.

    Segundo o MPRJ, os investigados, entre eles adolescentes, publicavam em redes sociais e em aplicativos de mensagens diversas fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista e falam abertamente sobre a prática de violência contra essas populações.

    Com informações G1 SC