Mais oito escolas cívico-militares são anunciadas para SC; veja as cidades

Mais oito escolas cívico-militares são anunciadas para SC; veja as cidades

11 de janeiro de 2022 Off Por Editor



  • O governo federal anunciou ontem segunda-feira (10) que mais oito colégios de Santa Catarina serão incluídos no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A expectativa é que as unidades selecionadas passem a atender dentro do novo formato de ensino ainda este ano, segundo o Ministério da Educação.

    A metade dos colégios anunciados no começo desta semana fica no Vale do Itajaí, com unidades previstas para Rio do Sul, Brusque, Itapema e Balneário Camboriú.

    Atualmente, SC tem sete instituições de ensino do governo do Estado dentro do programa de escolhas cívico-militar. Em Itajaí, há uma da rede municipal.

    A adesão ao programa ocorre através de manifestação de prefeituras e governo do Estado, que precisam garantir as condições técnicas necessárias para implantação das unidades. Caso contrário, as escolas são desclassificadas.

    Nem todas as cidades já bateram o martelo sobre qual colégio será escolhido para receber o programa. Porém, os critérios utilizados para a definição da escola estabelecem que sejam unidades com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que tenham alunos em situação de vulnerabilidade social.

    Em Rio do Sul, por exemplo, a prefeitura vai discutir a questão com o Estado. Na cidade de Maravilha, por sua vez, será no Centro Educacional Vereador Raymundo Veit. Já em Lages o governo municipal deve debater nessa semana se vai mesmo aderir ao Pecim.

    Pelo modelo, militares das Forças Armadas e das polícias estaduais atuam em conjunto com os servidores das escolas na coordenação das atividades internas. O trabalho dos militares internamente é de disciplina. A estrutura escolar continua sendo administrada pelos profissionais da rede de educação, seja ela municipal ou estadual.

    Cidades contempladas, conforme o governo Federal:

    Porto União – Núcleo Educacional João Fernando Sobral
    ​Maravilha – Centro Educacional Vereador Raymundo Veit
    ​São Joaquim – Escola de Educação Básica Municipal Jurema Hugen Palma
    ​Lages – discute se de fato vai aderir
    ​Brusque – não informou
    ​Itapema – não informou
    ​Rio do Sul – debate qual colégio será selecionado
    ​Balneário Camboriú – não informou​

    Cidades que já integram o Pecim:

    Tubarão – EEB Henrique Fontes
    ​Biguaçu – EEB Profª. Emérita Duarte Silva e Souza
    ​Palhoça – EEB Prof. Angelo Cascaes Tancredo
    ​Criciúma – EEB Joaquim Ramos
    ​Chapecó – EEB Professora Irene Stonoga
    ​Blumenau – EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen
    ​São Miguel do Oeste – EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva
    ​Itajaí – EBM Melvin Jones​

    Diferente de Colégio Militar

    As escolas cívico-militares são diferentes dos colégios militares. Enquanto nas primeiras os militares têm como papel apoiar a gestão na unidade, na segunda todo o processo é coordenado pela Polícia Militar.

    Com isso, metade das vagas é destinada a filhos de militares e ocorre um processo de seleção dos alunos. No colégio cívico-militar, a escola adere ao programa e profissionais das forças de segurança são destacados para atuar neles.

    Com informações NSC Total