Oratória nas Escolas: projeto faz parte do cotidiano da comunidade escolar

7 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    Instrumentar os jovens para que superem os medos com atitudes mais positivas em relação aos desafios do cotidiano, conquistando espaços dentro e fora da sala de aula. Com essa proposta, o projeto Oratória nas Escolas está desenvolvendo capacitações, na edição deste ano, para todos os alunos das escolas públicas municipais. 
     
    Neste ano o trabalho foi ampliado, envolvendo os alunos, professores e funcionários das escolas no projeto. A capacitação conduzida pelo professor, consultor, Ezequiel Rosa, parceiro da JCI, contempla os alunos de 7ª e 8ª séries, com a finalidade de prepara-los nos quesitos: postura, argumentação e persuasão. A responsável pela articulação do projeto, Leila Claudia Maciel Tosi, explica que “a iniciativa pode ser definida como uma série de dicas para enfrentar a timidez além de reforçar a empatia ao se apresentar em público”. 
     
    Orientações 
     
    Na 8ª edição, o projeto Oratória nas Escolas trabalha a temática ‘EU PREFEITO(A)’ e já influencia na rotina dos alunos de 7ª e 8ª séries de 22 instituições municipais de ensino. O clima de expectativa motivado pela competição tem contagiado a comunidade escolar.  
     
    Em um primeiro momento os professores participaram de formações e oficinas com os articuladores de Língua Portuguesa, que trabalharam a reestruturação de textos para as etapas da competição do Projeto Oratória nas Escolas. Eles também receberam treinamento na Sede da JCI com a presidente da entidade Luíza Utzig. “A finalidade é instrumentar os profissionais e agora também os alunos não somente para o concurso, mas para a vida pessoal e profissional”, concluiu a Diretora Pedagógica, Sueli Suttili. 

    Prefeitura de Chapecó