Alunos da rede municipal de Chapecó participam da Olimpíada de Matemática

8 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    A primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) mobilizou alunos de 5.544 cidades do território nacional. Em Chapecó 3.659 estudantes de 6ª a 9ª séries da Rede Municipal de Ensino participaram da prova. Este ano a competição chega a 12ª edição com 47.474 escolas inscritas e o recorde de participação de 99,59% dos municípios brasileiros. A competição tem como objetivo estimular nas crianças e adolescentes o gosto pela matemática e revelar talentos na área. 
     
    “Desde a primeira edição a Obmep se constitui como uma importante estratégia de construção de uma nova forma de se aprender a matemática, deixando para trás os velhos mitos em torno desta disciplina, através de uma competição divertida e muito salutar. A adesão das escolas ao concurso e a participação dos nossos alunos é algo bastante significativo, pois reflete diretamente no processo ensino aprendizagem”, destaca o Secretario Municipal de Educação, Nemésio Carlos da Silva.  
     
    A prova tem como principal característica exigir dos participantes o raciocínio lógico de conteúdos específicos e despertar o interesse dos jovens pela matemática. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), responsável pela organização da competição, avalia que a metodologia adotada desenvolve nos alunos o interesse pela matemática.
     
    Na 2ª fase, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. As provas serão no dia 10 de setembro. 
     
    O resultado final da Obmep 2016 deve ser divulgado no dia 30 de novembro. Serão premiados 6,5 mil alunos com medalhas, além de 46.200 menções honrosas. Os professores, escolas e Secretarias de Educação dos municípios que mais se destacarem pelo desempenho dos estudantes também são premiados.
     
    Com os resultados, os alunos podem participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), cursos, oficinas de aprendizagem, preparação para competições nacionais e internacionais e ainda recebem bolsas de estudo para que possam se aprofundar na disciplina. 

    Prefeitura de Chapecó