100 anos de Chapecó: Inscreva-se e participe da programação oficial do Centenário

100 anos de Chapecó: Inscreva-se e participe da programação oficial do Centenário

9 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • Até o dia 24 de junho estão abertas as inscrições para a seleção de programas, projetos e ações que farão parte da programação oficial alusiva ao centenário de Chapecó. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e da Comissão de Organização das Programações Alusivas aos 100 anos, vai acolher iniciativas públicas ou privadas de entidades, grupos e/ou indivíduos que abordem, destaquem, promovam a história, o desenvolvimento e a cultura do município ao longo dos 100 anos. A execução do calendário de atividades comemorativas ocorrerá no decorrer de 2017, de janeiro a dezembro.
    As inscrições são gratuitas. Devem ser feitas, obrigatoriamente, pelo e-mail [email protected], contendo formulário da proposta, preenchido e assinado, e os demais documentos (fotos, vídeos, clipagens, entre outros). A seleção acontecerá entre julho e agosto de 2016.
    A íntegra do edital e o formulário estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura (www.chapeco.sc.gov.br/cultura), menu ‘editais’. Também podem ser acessados diretamente, aqui: http://goo.gl/UpA0S3.
    Campanha “Centenário de Chapecó” 
    As comemorações do Centenário de Chapecó vão envolver concursos, shows, editais, eventos, espetáculos, exposições e ações culturais, esportivas e de cidadania. Será uma programação focada na diversidade com a participação popular. O primeiro passo foi dado com a criação de uma Comissão de Organização, que coordenará o andamento das atividades. O grupo é formado por integrantes do Poder Público Municipal e segmentos públicos e privados organizados da sociedade chapecoense. “Em agosto de 2015 apresentamos uma sugestão de ações, mas queremos aperfeiçoar e lapidar cada atividade com a participação das pessoas que construíram o nosso Centenário. Será um processo dinâmico, qualificado com projetos de toda a comunidade”, ressalta o Prefeito, Luciano Buligon.
    Selo do Centenário
    Uma das principais marcas da Campanha é o “Selo do Centenário” que tem formato, dimensões e cores próprias. O modelo foi apresentado e lançando oficialmente durante as comemorações do aniversário de Chapecó em 2015. De acordo com a Secretária de Cultura Roselaine Vinhas, o selo foi elaborado de forma simples e sintética, a partir das cores da Bandeira de Chapecó, realçando o branco, o verde e suas nuances.
    O Selo traz o numeral 100 e a representação do Desbravador, símbolo oficial de Chapecó. Possui uma moldura de proteção, lembrando selos de correspondências. Completam a criação, os anos de fundação da cidade e do centenário e a marca oficial de Chapecó. Ele foi instituído pela Lei nº 6786, de 23 de outubro de 2013, e poderá ser utilizado em todos os materiais oficiais da Prefeitura. Em 2017, o selo será mais uma marca da cidade e levará o nome de Chapecó para todo o Brasil.
    Algumas ações da Campanha 
    • Campanha para recolhimento de fotos e filmes antigos de Chapecó a fim de compor acervo municipal e montagem de exposições;
    • Concurso “Chapecó 100 anos em 100 fotos”;
    • Concurso “Chapecó: 100 motivos para se viver aqui” (com a rede municipal de ensino);
    • Homenagem às famílias pioneiras de Chapecó;
    • Homenagem às pessoas residentes em Chapecó que completam 100 anos em 2017;
    • Criação da Comenda do Centenário;
    • Realização do Desfile Cívico dos 100 Anos (rede de ensino, entidades, associações e clubes de serviço);
    • Readequação de destaque do “Marco Zero” de criação da cidade;
    • Edição de livro histórico com imagens de Chapecó;
    • Edição do “Documentário do Centenário”;
    • Regulamentação dos símbolos de Chapecó (Bandeira e Brasão);
    • Edital do “Hino de Chapecó”;
    • Criação do Mirante do Centenário. Na ideia é construir em local estratégico na Avenida Getúlio Vargas. Terá altura mínima de 30 metros e visão de 360 graus.
    selo-100-anos-de-chapeco (1)

    Prefeitura de Chapecó