Psicomotricidade: Aprendizagem aliada ao brincar

Psicomotricidade: Aprendizagem aliada ao brincar

9 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. No processo de aprendizagem psicomotor é de fundamental importância por tocar as múltiplas faces do desenvolvimento, além de oportunizar o aprimoramento e favorecer a aprendizagem no plano social, afetivo e cognitivo das crianças. Com base neste entendimento a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Educação, adquiriu 32 kits espumados com 118 peças cada, para ser utilizado como instrumento pedagógico pelos professores de Educação Física nos Centros de Educação Infantil do Município.
    O Secretário Municipal de Educação de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva destaca que o desenvolvimento psicomotor tem importante papel na prevenção de problemas de aprendizagem. “Uma criança que apresenta desenvolvimento psicomotor mal constituído pode apresentar dificuldades na escrita e na leitura. A aquisição destes kits de espumados demonstra o comprometimento da Prefeitura com a educação de nossas crianças”, destaca.
    De acordo com a coordenadora de Educação Infantil, Eliane Saugo, o uso destes materiais no processo de ensino e aprendizagem da criança possibilita através do brincar, a organização de aprendizagens comportamentais, cognitivas e psico afetivas. “Estas peças em espuma possibilitam a criança desenvolver suas habilidades motoras, bem como suas capacidades de socialização”, assinala.
    Formação
    Com o objetivo de otimizar a utilização dos kits espumados os professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos, participaram na quarta e quinta-feira (08 e 09) de uma formação, voltada ao desenvolvimento da Psicomotricidade Infantil, conduzida pela professora Maria Estelita Chaves. Pesquisas realizadas com crianças de educação infantil, em todas as culturas, comprovam que as atividades que aprimoram o desenvolvimento psicomotor das crianças se fundamentam basicamente no corpo e no seu movimento, como expressão global de si mesmo e como instrumento de relação e comunicação com o mundo.
    cin-9261 cin-9258 cin-9245-1- cin-9225

    Prefeitura de Chapecó