Projeto com materiais alternativos desenvolve habilidades das crianças

Projeto com materiais alternativos desenvolve habilidades das crianças

12 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Caixas de papelão, balões, elásticos, cordas e canos de PVC. Juntos, trabalhados de forma pedagógica, esses materiais viraram um circuito de atividades no Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro. O projeto está sendo desenvolvido pela professora Ana Claudia Policeno e traz para os pequenos inúmeras possibilidades para explorar o espaço, os movimentos e adquirir habilidades de uma forma natural.

    A estrutura colorida e alternativa foi planejada pelo baixo custo de produção, com o objetivo de trazer para as crianças novas experiências motoras vinculadas aos movimentos de coordenação, muito importantes para o desenvolvimento e autonomia. “Optamos pelos materiais alternativos porque além de ficar bem mais em conta, ficou mais atraente aos pequenos, por serem produzidos com objetos conhecidos por eles. A ideia surgiu da necessidade do dia a dia de proporcionar novos desafios para as crianças, de brincar com materiais diversificados, desenvolver e ampliar a coordenação motora”, explica a professora Ana Claudia.

    Dentre as propostas do projeto está estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. “Quando a criança é estimulada, abre-se um leque de oportunidades e de experiências, fazendo-a explorar, adquirir destrezas e habilidades. Neste sentido todo o processo de estimulação tem o objetivo de proporcionar à criança independência, autoestima, construir autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novos desafios que resultarão em seu crescimento”, enfatiza Ana Claudia.

    A ação foi idealizada ainda em 2016 e desde lá possibilita aos alunos à apropriação dos movimentos de locomoção, obtendo diferentes posturas corporais e posições no espaço, através de brincadeiras. “É importante proporcionar o maior número possível de experiências às crianças, isso as ajudará descobrir, vivenciar e sentir seu corpo e suas possibilidades. Pelo movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar e ajuda na construção da autonomia e identidade”, disse a Secretária de Educação, Sandra Galera.