Vídeo: drone da Guarda Municipal auxilia no combate à dengue

Vídeo: drone da Guarda Municipal auxilia no combate à dengue

23 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • Um drone da Guarda Municipal de Chapecó está auxiliando nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Na manhã desta quarta-feira o equipamento está sendo utilizado no mutirão que está sendo realizado no bairro Eldorado, coordenado pela Vigilância em Saúde Ambiental. Em 2022 são 153 focos e 15 casos de dengue até o presente momento, sendo sete deles no bairro Eldorado.

    De acordo com a coordenadora da Vigilância, Karina Giachini, o equipamento auxilia as mais de 50 Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde, nos pontos mais altos e de difícil acesso.

    O comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger Natan de Lima, explicou que o drone modelo Phanton 3, que custa cerca de R$ 5,5 mil, foi doado pela Receita Federal em 2020. Como faltavam algumas peças, como a bateria, o equipamento foi ativado em 2021.

    “Inicialmente ele foi utilizado na fiscalização da Covid-19, na identificação de possíveis eventos clandestinos e aglomerações. Depois passou a ser utilizado nas ações da Vigilância, na verificação de áreas de difícil acesso, sobrevoando os prédios, identificando pontos de água parada. O drone permite uma varredura mais rápida do que uma pessoal indo de prédio em prédio, além de acessar pontos que uma pessoa não conseguiria”, disse Lima.

    O equipamento atinge uma altura de 120 metros e pode ser operado num raio de até 1km de distância.

    Ele também está sendo utilizado em ações da Diretoria de Regularização Fundiária e Habitação, como monitoramento de invasões de área públicas e as ações de realocação das famílias da Leopoldo Sander.

    Vídeo no bairro Eldorado:

    Outras regiões: