Vigilância Sanitária faz alerta sobre transporte inadequado de água potável

Vigilância Sanitária faz alerta sobre transporte inadequado de água potável

23 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • Quem está recebendo água potável em caminhão pipa deve conferir se o veículo é apropriado para este tipo de transporte. O alerta é da Vigilância Sanitária de Chapecó, Patrícia Alves Ferreira.

    “Nós temos recebido denúncias de transporte inadequado de água potável, em caminhões que transportavam outros produtos, como leite, óleo vegetal e outros. Estes caminhões podem transportava água bruta, que vai para tratamento. Mas, para água potável que vai direto ao consumidor, deve ser caminhão específico para este fim, identificado e com a documentação necessária. Quem recebe deve ter estes cuidados senão há o risco de alguém ficar doente por consumo de água que teve transporte inadequado”, disse Patrícia.

    O tanque deve ter a inscrição legível em suas laterais externas: “ÁGUA POTÁVEL” além de informar o telefone para contato do responsável pelo veículo.
    Quem receber a água deve exigir do motorista do carro-pipa a apresentação dos seguintes documentos:

    • Licença para transporte de água potável emitida pela Vigilância Sanitária Municipal;
    • Documento emitido pela concessionária CASAN atestando que a água está própria para o consumo.

    Os contatos para solicitação de água potável para abastecimento por carro-pipa em condomínios ou outros imóveis deve contatar os seguintes telefones 0800 3321 2797 ou 0800 3321 2786.

    Qualquer solicitação que não seja por estes meios, pode oferecer riscos a saúde por não assegurar a procedência da água.

    Quem tiver dúvidas pode ligar para o Departamento de Vigilância Sanitária, no telefone 49- 3319-1400.