Reunião de Trabalho discute problemas do transporte coletivo de Chapecó

Reunião de Trabalho discute problemas do transporte coletivo de Chapecó

14 de março de 2022 Off Por Editor



  • A Câmara de Vereadores de Chapecó, promoveu na tarde desta segunda-feira (14), uma Reunião de Trabalho, com o intuito de avaliar a prestação de serviços do transporte coletivo do município. O encontro, que foi de iniciativa dos vereadores César Valduga (PC do B) e Deise Schilke (PT), teve a presença dos representantes da empresa concessionária, Prefeitura de Chapecó e usuários do sistema.

    No início da reunião, o público teve a oportunidade de questionar as autoridades e os responsáveis pelo transporte coletivo, em relação a alguns problemas apresentados, entre eles, atrasos de horários, superlotação nos ônibus, tarifas e pontos de espera. Um abaixo-assinado, contendo mais de mil assinaturas foi entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores em Indústria de Carnes e Derivados (Sitracarnes) aos vereadores.

    O secretário de Governo de Chapecó, Thiago Etges, explicou que desde o ano passado, o poder público tenta criar alternativas para reorganizar o sistema, que foi todo alterado na época da pandemia. “Naquele período, os ônibus ficaram parados por 120 dias e até hoje o número de passageiros não voltou ao normal”. Disse ainda, que um novo Plano de Mobilidade Urbana será feito para que o trânsito fique mais organizado e não prejudique os itinerários dos ônibus.

    O diretor de Segurança Pública, Clóvis Leuze, relatou que um estudo sobre linhas expressas é feito no município como forma de melhorar o sistema. “Nós fiscalizamos de forma contundente a empresa concessionária para cumprir todas as cláusulas do contrato. Somente no ano passado, o poder público fez mais de 100 notificações e algumas multas foram aplicadas”, detalhou.

    Já o diretor de Negócios da Auto Viação Chapecó, João Scopel Filho, lembrou que o trânsito da cidade está muito mais movimentado e que isso causa alguns atrasos nos horários estabelecidos. Scopel entende que Chapecó precisa de uma reformulação imediata para melhorar o fluxo de veículos e que segundo ele, mesmo com os problemas apresentados, a empresa consegue atingir 99,6% de pontualidade em seus horários.

    Os vereadores César Valduga e Deise Schilke, decidiram ao final da reunião de trabalho, formar um grupo de trabalho permanente no legislativo chapecoense, para acompanhar, fiscalizar e receber as reivindicações dos usuários do transporte coletivo. A comissão será formada nos próximos dias.

    Com informações Assessoria Imprensa CMC