AMOSC recebe Selo de Desenvolvimento Sustentável 2022

AMOSC recebe Selo de Desenvolvimento Sustentável 2022

2 de abril de 2022 Off Por Caciano Paludo



  • A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina recebeu Selo de Signatário ODS 2022, fruto da soma de esforços de todos os colaboradores durante a realização de ações no ano de 2021 em prol do Desenvolvimento Sustentável da nossa Região.

    A AMOSC participa do Comitê Local dos ODS por entender que a sua missão está alinhada e contribui direta ou indiretamente para a disseminação de ações voltadas ao alcance das 169 metas vinculadas aos 17 ODS nas mais diversas políticas públicas e ações nos Municípios Associados e a participação da Instituição é fundamental e auxilia no desenvolvimento de ações nos municípios e por consequência, auxilia na melhoria da oferta dos serviços a todos os munícipes dos 20 Municípios Associados.

    Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

    Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação. Durante os anos de implementação da Agenda 2030, os ODS e suas metas estimulam e apoiam ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

    As contribuições da AMOSC para os Objetivo do Desenvolvimento Sustentável referem-se as ações executadas pelas áreas administrativa e técnica da AMOSC onde estão vinculadas a um dos ODS como forma de atingir as metas estabelecidas. Formações realizadas, ações locais nos municípios, participação no processo democrático através das realizações de conferências, ações de saneamento básico, regularização fundiária, educação de qualidade em tempos de pandemia, apoio aos setores agrícolas durante período de estiagem são apenas alguns exemplos de ações realizadas pela AMOSC alinhada aos ODS.

    A Amosc também é pondo de coleta de materiais que após serão resultado de ações as pessoas em situação de vulnerabilidade:
    – Coleta de caixas de leite: após a correta higienização e recorte, as caixas de leite são destinadas ao “Brasil Sem Frestas Chapecó”, organização sem fins lucrativos que confecciona placas com as embalagens de leite as quais servirão de isolamento térmico de residência de famílias em situação de vulnerabilidade social.
    – Coleta de Lacres de Latas de Alumínio: que após coleta e armazenamento em embalagens pet’s são destinados para aquisição de cadeiras de rodas.
    – Coleta de tampas plásticas: pontos de coleta das mais diversas tampas plásticas de produtos as quais são destinadas ao Programa Tampets que comercializa esse material reciclável e reverte os valores para castração de animais em situação de rua ou sob tutela de famílias em situações de vulnerabilidade social.
    – Coleta de óleo de cozinha: que se descartado de forma incorreta gera prejuízos ao meio ambiente. O descarte correto deste resíduo pode gerar renda às famílias através da confecção de sabão e detergentes. A AMOSC possui tonel coletor no espaço da instituição. Para descarte você deve acondicionar o óleo usado em garrafa pet e depositar no ponto de coleta na AMOSC.
    O horário para entrega dos materiais de descarte é de segunda a sexta-feira no horário das 8h 11h45 e das 13h30 às 17h30.