Com 50 mil absorventes arrecadados, campanha Dignidade Menstrual faz entregas na capital e no Oeste

Com 50 mil absorventes arrecadados, campanha Dignidade Menstrual faz entregas na capital e no Oeste

6 de abril de 2022 Off Por Editor



  • A campanha “Dignidade Menstrual”, idealizada pelo Poder Judiciário de Santa Catarina, fez novas entregas de absorventes, desta vez em Florianópolis e em Ponte Serrada, no oeste do Estado.

    Na capital, na tarde desta quarta-feira (6/4), foram doados 6.720 absorventes para as mulheres que vivem, de forma temporária, em um abrigo na passarela Nego Quirido. “Sem recursos para comprar absorventes, eu tive que usar papel higiênico, por isso receber um artigo de higiene tão importante me deixa feliz e agradecida”, diz Ana Paula Ferreira Lemos. A juíza Naiara Brancher, integrante da Cevid, participou da entrega e disse que “a iniciativa dá visibilidade a um problema social e de saúde pública, além de aproximar o Judiciário da sociedade e a sociedade do Judiciário”.

    A secretária municipal de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart da Silva, presente na entrega, enalteceu a iniciativa. “É uma prova do compromisso ético e social do Poder Judiciário de Santa Catarina”, afirmou. Ela explicou que no abrigo da passarela vivem, de forma provisória, 250 pessoas, das quais 50 são mulheres. Há vários quartos, com camas, beliches e banheiros. Os abrigados recebem alimentação e tratamento médico e psicológico.

    Na sequência foram entregues absorventes para a ONG Mais União, que atua no Rio Vermelho. “As mulheres do nosso bairro, quando souberam da ação, se sentiram prestigiadas e acolhidas”, disse a presidente, Maçan Guedes. Segundo ela, esse tipo de ação faz diferença imediata na vida das pessoas. As servidoras do Judiciário Michelle Hugill, secretária da Cevid, e Vanessa Regina Berenhauser, chefe da Seção de Farmácia, acompanharam as entregas na capital.

    No Oeste 

    As escolas de Ponte Serrada receberam as doações da campanha na terça-feira (5). Foram beneficiadas as alunas das escolas Antônio Paglia, Dom Vital e Belermino Victor Dalla Vecchia. A assistente social do fórum, Cristina Ana Vicenzi, conta que no momento da entrega os educadores relataram os desafios que enfrentam para atender as alunas durante a menstruação. “Mensalmente, muitas alunas solicitam absorventes aos professores e à direção. Até então o item não era disponibilizado nas escolas, mas os profissionais ajudavam doando os absorventes que tinham”, revela.

    A diretora da Escola Antônio Paglia, Luciana Haefliger, trouxe uma novidade. As próprias alunas do 9º ano elaboraram um projeto para distribuir as doações recebidas do PJSC. “A ideia é deixar os absorventes disponíveis no banheiro. Assim, quem precisa poderá utilizar. Isso é importante porque muitas alunas têm vergonha de falar sobre o assunto e mais ainda de pedir o material”, destaca.

    Cristina ressalta que a colaboração foi geral no fórum. “Agradeço ao juiz Rômulo Vinicius Finato, aos servidores, estagiários e colaboradores do Judiciário e do Ministério Público. Mais uma vez demonstraram atenção e zelo com as demandas de nossa comarca.” Ao todo, a campanha arrecadou e distribuiu 50 mil absorventes em várias cidades de Santa Catarina.