Shopping recebe Chapecó Criança – Cidadania em Ação

Shopping recebe Chapecó Criança – Cidadania em Ação

20 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • O público infantil tem uma nova opção de entretenimento no Shopping Pátio Chapecó, com a instalação em suas dependências da Instituição Chapecó Criança – Cidadania em Ação. No período de 18 a 26 de junho, serão realizadas atividades voltadas aos alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular, além de visitantes do shopping.

    Nesta segunda-feira (20), o espaço recebeu a visita do Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon acompanhado do Secretário de Educação, Nemésio Carlos da Silva, juntamente com os parceiros da Instituição Chapecó Criança – Cidadania em Ação, Secretarias Municipais da Saúde, Defesa do Cidadão, Supermercado Royal, 6º Batalhão de Bombeiro Militar, SESC, 2º Batalhão de Policia Militar e Rotary Sul Center. “Atividades como esta tem como proposta promover a interação das crianças, com os equipamentos que estimulam o movimento, o convívio e a construção de cidadãos conscientes”, destacou o Prefeito.

    Para o Secretário de Educação, Nemésio Carlos da Silva, mais que uma estrutura voltada à aprendizagem, a Chapecó Criança se caracteriza como um mecanismo de transformação social. “Este incrível espaço lúdico proporciona às crianças vivenciar experiências educacionais prazerosas, que se refletem positivamente para suas famílias e comunidades, que estão inseridas”, afirma.

    O que é a Chapecó Criança?

    A instituição Chapecó Criança – Cidadania em Ação, trata-se de uma cidade em escala menor. Criada em 26 de fevereiro de 2008, tem como missão trabalhar questões do cotidiano de forma lúdica com a finalidade de envolver o imaginário do público infantil contribuindo significativamente na sua formação como verdadeiros cidadãos. A estrutura já atendeu aproximadamente 133.327 pequenos visitantes de instituições de ensino. Uma iniciativa inovadora reconhecida nacionalmente no ano de 2015, com a conquista do Prêmio Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância.

    No espaço as crianças encontram e entendem o funcionamento do fórum, da câmara de vereadores, da prefeitura, do banco, do supermercado, do posto de saúde. Além disso, participam de ações no laboratório interativo de aprendizagem, na biblioteca, no cine teatro, na transitolândia, onde aprendem noções de trânsito de forma prática, vivenciam oficinas de educação para o trânsito, educação ambiental e coleta seletiva, além do planisfério: um mapa mundi construído no chão dando as localidades geográficas da terra.

    A partir de temáticas distintas, entendem questões práticas sobre cidadania, direitos e deveres. Dentre os objetivos está possibilitar vivências que ocorrem diariamente, localizando as crianças no mundo e em uma cidade, sensibilizando-as sobre suas ações, focando conhecimentos e esclarecendo seus direitos e deveres como cidadãos.

    A estrutura está atendendo no Shopping Pátio Chapecó de Segunda a sexta-feira, das 15h às 22h. No Sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 20h.

    Prefeitura de Chapecó