Estudantes da Rede Municipal de Chapecó realizam lançamento de foguetes

Estudantes da Rede Municipal de Chapecó realizam lançamento de foguetes

28 de abril de 2022 Off Por Editor



  • A Praça Medellín, no Bairro Líder, se transformou na quarta-feira em um centro de lançamento de foguetes. Estudantes do 8º e 9º ano, da EBM Florestan Fernandes, se reuniram no local para o lançamento dos seus protótipos de foguete. Eles estão participando da 15ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que acontecerá dentro da programação da 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

    A iniciativa da construção do protótipo de foguete faz parte da preparação para o evento. A professora de ciências, Gabriela Beltrame Haverroth, é a responsável por orientar e estimular os alunos a participar da Olimpíada. O trabalho movimenta toda a escola e conta principalmente com a contribuição da gestão e dos professores de diferentes componentes curriculares.

    Para a professora Gabriela “a experiência de participar da Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG, já pelo terceiro ano como professora sempre é realizadora. Verificar o engajamento dos estudantes antes e depois dos lançamentos é muito positivo. Também durante o processo posso observá-los em ação. Com a mão na massa o aluno é desafiado a preparar os foguetes, pensar na aerodinâmica, melhorias, ampliar a performance do seu foguete, e no dia do lançamento é só emoção. São várias conquistas, e olhando de diferentes ângulos a atividade é muito produtiva para os alunos. São várias as habilidades desenvolvidas com os estudantes, como trabalho em equipe, organização, planejamento, resolução de problemas, criatividade e responsabilidade. Aprendem no processo a teoria e a prática de conceitos de física, astronáutica e astronomia.”

    A OBA e a MOBFOG têm como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.