Jean Wyllys compara cartaz da Schützenfest de Jaraguá do Sul com nazismo

Jean Wyllys compara cartaz da Schützenfest de Jaraguá do Sul com nazismo

28 de abril de 2022 Off Por Editor



  • A publicação foi feita na última quarta-feira (27) e gerou polêmica na rede social.

    No Twitter, o ex-deputado federal Jean Wyllys fez uma comparação do cartaz da Schützenfest, de Jaraguá do Sul, com o nazismo. A publicação foi feita na última quarta-feira (27) e gerou polêmica na rede social.

    Jean Wyllys afirmou que a propaganda, onde pessoas, com roupas típicas alemãs, seguram armas, traz uma estética de propaganda nazista e que promove uma “festa de atiradores” em uma região para onde, segundo ele, fugiram muitos dos nazistas alemães.

    “A estética da propaganda nazista alemã para promover uma “festa de atiradores” em região do Brasil para onde fugiram muitos dos nazistas alemães para não pagarem por seus crimes”, escreveu Jean Wyllys na publicação.

    Em resposta, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) afirmou que Jean Wyllys perdeu a chance de ficar calado.

    “Jean Wyllis, perdeste a chance de ficar calado. Represento essa comunidade com orgulho, onde tenho minha família, e não há nada de cultura nazista. Tradição do tiro veio com nossos antepassados da Hungria/Alemanha/Áustria/Itália, meados do século 19. Aproveite para pedir desculpas”, escreveu no Twitter.

    O Deputado Federal, Rodrigo Coelho, também se manifestou sobre o assunto.

    “Repugnante e inaceitável essa crítica infundada do Sr. Jean Wyllys sobre a Schützenfest de Jaraguá do Sul. Falar sobre o que não se conhece é pura ignorância! Os catarinenses merecem respeito e nossa história é marcada por muito trabalho, honra e conquistas. A Festa de Atiradores é um orgulho para toda Santa Catarina e continuará preservando com dignidade a cultura germânica de milhares de famílias catarinenses”, escreveu em resposta.

    Alguns internautas foram a favor da fala de Jean Wyllys. Veja alguns tweets:

    Por meio de Nota, a Prefeitura de Jaraguá do Sul se manifestou sobre o assunto e lamentou profundamente a manifestação; confira na íntegra!

    “O Município de Jaraguá do Sul lamenta profundamente a manifestação preconceituosa do ex-deputado federal Jean Wyllys, em rede social, sobre a Schützenfest, uma das festas mais tradicionais da nossa região. Manifestação esta, certamente, por não conhecer a festa ou não ter interesse em buscar informações sobre as tradições trazidas pelos colonizadores, enfatizando a gastronomia, a música, a dança, mantidas com muito esforço pelos membros das Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

    A Schützenfest é um orgulho cultural para a nossa cidade e para o Estado de Santa Catarina, reunindo milhares de famílias todos os anos, que festejam a cultura germânica.

    Ao se manifestar preconceituosamente contra a festa o ex-parlamentar tenta desonrar uma das regiões mais prósperas de Santa Catarina e do Sul do Brasil, onde os índices de segurança e qualidade de vida estão entre os maiores do País, sendo exemplo para toda a Nação.

    A Schützenfest continuará sendo nosso patrimônio e orgulho cultural.

    Viva a Schützenfest!”

    Com informações SCC10