Música instrumental marca o 5° Encontro Brasileiro de Orquestras

Música instrumental marca o 5° Encontro Brasileiro de Orquestras

22 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • Para fomentar a música instrumental, a Universidade, através da Diretoria de Extensão e a Orquestra de Câmara Unochapecó, promove o 5º Encontro Brasileiro de Orquestras, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Cultura. O evento acontece dia 26 de junho, às 20h, no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês.

    O Encontro de Orquestras é uma alternativa para propiciar ao público um evento musical diferenciado. “A prática da música instrumental vem sendo amplamente difundida e estimulada pela mídia nos dias atuais. O Encontro Brasileiro de Orquestras oportuniza a socialização do que é desenvolvido nas diversas regiões do país, contribuindo no processo de democratização da cultura e difusão do conhecimento nesta área”, afirma o regente da Orquestra de Câmara Unochapecó, Gustavo Pereira Malfatti.

    Oito orquestras participarão dessa edição do evento. Além disso, uma surpresa especial está reservada para o público. Para participar do evento, o público deve comparecer no espaço a partir das 19h para retirar uma senha. “É interessante se programar para chegar cedo e aproveitar a estrutura do espaço do Centro de Eventos antes de assistir as apresentações”, comenta Gustavo.

    Encantar o público

    Gustavo ressalta a importância da participação das pessoas, que através do evento possuem a oportunidade de conhecer o trabalho de diversos grupos instrumentais de todo o país. “Além da variedade de instrumentos entre uma orquestra e outra, há uma diversificação quanto à quantidade de instrumentistas, idade dos mesmos, diferenças de sonoridades e os repertórios, que costumam surpreender em criatividade”, afirma. De acordo com ele, o público é a força motivadora para que os músicos desenvolvam suas potencialidades.

    Para Gustavo, a quantidade de eventos de música erudita cresceu na região, e consequentemente a participação do público. ”Não tenho dúvidas que nosso público, que lota a sala de concerto em todos esses momentos, foi se construindo e se tornando cada vez mais sensível à música erudita”, comenta.

    orquestra-de-chapeco-fotos-ilustrativas-5- orquestra-de-chapeco-fotos-ilustrativas-4- orquestra-de-chapeco-fotos-ilustrativas-2-

    Prefeitura de Chapecó