Flúor, um aliado contra as cáries

Flúor, um aliado contra as cáries

23 de maio de 2022 Off Por Chapecó



  • Saiba tudo sobre o uso do creme dental com flúor

    “Vai escovar os dentes!” Essa é uma das frases que mais ouvimos quando somos crianças. Desde pequenos aprendemos a fazer a escovação quando acordamos, antes de dormir e depois das refeições. Nesse ritual, o creme dental sempre foi parte importante. E cada vez mais, os cremes dentais têm ingredientes mais potentes contra doenças e indicações ainda mais precisas. E um deles é o flúor. Apesar de algumas pessoas ficarem na dúvida sobre usar ou não, esse mineral é um ingrediente seguro (dependendo da quantidade), que proporciona excelentes benefícios para os dentes.
    Já é comprovado que o flúor deixa os dentes mais fortes e resistentes aos ácidos causadores da cárie, ajudando a preveni-lá antes mesmo que a gente possa notar.
    O flúor é um elemento químico encontrado na natureza que tem a capacidade de fortalecer os dentes durante o processo de mineralização e assim torná-los mais resistentes contra um dos problemas bucais mais comuns: as cáries. Dessa forma, antes que os primeiros dentes de um bebê comecem a nascer, o esmalte é fortalecido pelo flúor ingerido através de alimentos e bebidas. Quando os dentes começam a aparecer, o uso das pasta de dente com flúor deve ser iniciado, assim ele ajuda a reconstruir o esmalte enfraquecido à medida que os dentes crescem, fortalecendo o esmalte, que é a camada protetora ao redor de todos os dentes. Depois o uso deve ser mantido durante toda a vida, pois a pasta de dente com flúor é recomendada a pessoas de todas as faixas etárias, sem exceções.
    Isso mesmo, não são apenas as crianças que se beneficiam! O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária também em adultos. O flúor encontrado em cremes dentais e enxaguantes bucais, conhecido como flúor tópico, é bom para pessoas de qualquer idade.

    O Flúor não faz mal para meus filhos?

    Diversas instituições pediátricas do mundo, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam o uso da pasta de dente com flúor para as crianças de todas as idades. Mas é importante que a pasta seja usada de forma correta. A recomendação é que antes dos três anos, deve-se usar uma quantidade de pasta do tamanho de um grão de arroz na escova e, após essa idade, uma quantidade do tamanho de um grão de ervilha. É importante ainda, que ao final da escovação, os pais retirem qualquer excesso de pasta de dente da boca da criança.

    Mas meu filho gosta de comer a pasta de dente

    Se esse é o caso do seu filho, recomendamos que seja interrompido o uso do creme dental com flúor, para evitar que ele desenvolva fluorose*, pelo menos enquanto você não consegue resolver essa questão com ele. Nessa transição, o ideal é que a criança faça aplicação de flúor no dentista. Uma dica também é restringir o acesso da criança à pasta de dente, comprar produtos sem sabor adocicado e orientar sobre a forma correta de utilizar a pasta, estando presentes na hora da escovação. Apenas eliminar o creme dental com flúor pode ser um problema, pois seu filho terá um risco maior de ter cáries, o que pode ser ainda pior a médio e longo prazo.

    Então, não se esqueça, o uso da pasta de dentes com flúor deve ser iniciado assim que nascerem os primeiros dentes e continuar utilizando ao longo da vida. Qualquer idade pode utilizar e ele é um forte aliado no combate às cáries.

    *A fluorose é um defeito do esmalte dentário, causados pelo uso em excesso de íon Fluoreto durante a fase de desenvolvimento do esmalte dental Este defeito do esmalte pode ser classificado em: muito leve (manchas brancas muito pequenas), leve (manchas brancas pequenas), moderadas (manchas brancas maiores) severas e muito severas (manchas acastanhadas de maior intensidade).

    Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Ou precisa de alguma orientação? Clique no link abaixo que vou te ajudar.

    http://linktr.ee/orthosmile