Força-tarefa prevê resolver crise financeira do Hospital Regional do Oeste

Força-tarefa prevê resolver crise financeira do Hospital Regional do Oeste

23 de maio de 2022 Off Por Eduardo Grassi



  • Uma das prioridades da Secretaria da Saúde nas próximas semanas será resolver a situação financeira do Hospital Regional do Oeste de Chapecó. A partir de hoje segunda-feira, 23, uma força-tarefa formada pela SES e pelo Tribunal de Contas do Estado farão uma auditoria operacional com o objetivo de criar soluções a curto, médio e longo prazo, junto à gestão feita pela Associação Leonir Vargas Ferreira e a secretaria municipal de Chapecó.

    O secretário da Saúde Aldo Baptista Neto garantiu que a população não ficará desassistida pelo Hospital por questões de aporte financeiro e que o Governo pretende auxiliar o HRO. “Qualificar a gestão, oferecer maior suporte aos profissionais e maior qualidade de saúde ao paciente. Estamos recebendo desde o início do ano manifestações por parte da OS sobre dívidas, inclusive com déficit mensal de cerca de 4 a 5 milhões, mas queremos garantir que a SES vai e está agindo. Queremos tranquilizar os fornecedores e, principalmente, os profissionais e a população que é atendida numa unidade referência”, destacou.

    O Hospital Regional do Oeste atualmente é referência em quatro áreas: oncologia, ortopedia, neurologia e gestação de alto risco. A administração e a secretaria da saúde municipal vem pedindo ajuda ao Governo do Estado para resolver uma crise financeira que – até 2030 – prevê um déficit de R$ 53 milhões.

    O Estado já havia feito três auditorias relacionadas aos recursos do Coronavírus e honrado o pagamento. Foram mais de R$ 17 milhões. Um dos problemas citados por grupo técnico da Regional de Saúde de Chapecó é a falta de sistema de informação para adequado monitoramento de contas por parte do Hospital.

    Nesta segunda, o gabinete do secretário adjunto Alexandre Lencina Fagundes será mobilizado para Chapecó, como já foi feito em outros comitês. O prazo previsto para um relatório completo da SES é de cerca de duas semanas.